A onça-pintada (Panthera onca) é um dos pilares ecológicos do Pantanal. Predadora de topo de cadeia, só em Barão de Melgaço (MT), são 39 animais já identificados na maior Reserva Particular do Patrimônio Natural do Brasil. Com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre o maior felino das Américas, o Polo Socioambiental Sesc Pantanal lança o Guia de Identificação de Onças-Pintadas.
O guia reúne uma série de informações sobre esses animais, inclusive, como identificá-los. Cada onça possui uma combinação única de rosetas, as “manchas” ou pintas em sua pelagem, que são exclusivas e funcionam como as impressões digitais nos humanos. Além disso, a obra detalha nome, histórico de avistamento, características marcantes, curiosidades e estrutura familiar das onças que utilizam o território.
A publicação é resultado da pesquisa de longo prazo “Onças-pintadas em um mosaico de pantanais no Mato Grosso: uma perspectiva a partir da RPPN Sesc Pantanal e adjacências”, desenvolvida pela unidade. Desde 2020, o monitoramento científico registra continuamente a presença dos felinos com apoio de 165 armadilhas fotográficas, que já produziram mais de 300 mil vídeos.
O lançamento oficial do guia acontecerá neste sábado (29), Dia da Onça-Pintada. A data foi oficializada em 16 de outubro de 2018, por meio de uma portaria do Ministério do Meio Ambiente (MMA), com o objetivo de fortalecer ações de divulgação sobre a importância ecológica, econômica e cultural da espécie. O documento também reconheceu oficialmente a onça-pintada como Símbolo Brasileiro da Conservação da Biodiversidade.
Educação ambiental
A semana da Onça-Pintada começou com o trabalho de educação ambiental voltado à popularização do conhecimento científico, aproximando estudantes do universo da pesquisa realizada na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Sesc Pantanal.
Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o Guia em primeira mão, durante uma série de atividades lúdicas em que os pesquisadores apresentaram o material e ensinaram como utilizá-lo. Também reforçaram a importância da conservação da espécie para a manutenção dos ecossistemas.
Lançamento do guia
O Guia também será apresentado durante o “Papo de Onça”, encontro que reunirá pesquisadores, monitores ambientais, profissionais ligados ao turismo e à conservação, bem como estudantes para compartilhar experiências, debater resultados, apresentar novas perspectivas e fortalecer a rede de conhecimento sobre a espécie no Pantanal.
No sábado (29/12), o Guia será disponibilizado gratuitamente para o público no site e nas redes sociais do Sesc Pantanal.
Onça-Pintada
A onça-pintada é o maior felino das Américas. Predadora de emboscada, é a detentora da mordida mais forte dentre os felinos. É um animal de hábitos solitários e necessita de grandes áreas para se deslocar, embora possa ser observada com outros indivíduos durante o acasalamento ou, ocasionalmente, em pequenas coalizões.
Os machos, ao atingirem a maturidade, costumam de dispersar para áreas distantes de onde nasceram, um comportamento natural que amplia sua capacidade de ocupação do território. Antes distribuída por quase todo continente, a onça-pintada hoje ocupa pouco mais da metade de sua área original e é considerada vulnerável à extinção no Brasil, principalmente devido à redução de habitat e às pressões sobre os ambientes onde vive. (Primeira Página)








