Tribunal de Justiça afasta mais dois juízes em MT

Fonte:

A Corregedoria-Geral do Tribunal de Justiça de Mato Grosso determinou o afastamento de mais dois juízes da ativa. As medidas alcançam Mirko Vincenzo Giannotte, que atuava em Sinop, e Silvia Renata Anffe, titular da 2ª Vara Cível de Sorriso. As decisões foram assinadas pelo corregedor-geral, desembargador José Luiz Lindonte. As informações são do ‘Estadão de MT’.

O afastamento de Giannotte e Anffe ocorre meses depois de outra leva de punições. Em julho, o Órgão Especial suspendeu quatro juízes por motivos administrativos e disciplinares: Tatiana Batista (Vila Bela da Santíssima Trindade), Ivan Lúcio Amarante (Vila Rica), Renato José de Almeida Costa Filho (Chapada dos Guimarães) e Anderson Candiotto (Sorriso).

Mirko já se tornou pauta nacional por mais de uma vez. Em 2021, se candidatou a uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), com apoio do então presidente Jair Bolsonaro (PL). Em Mato Grosso, ele repercutiu, entre outras coisas, por determinar à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) que interrompesse a destruição de equipamentos durante operações.

Anos atrás, em 2017, Mirko também foi notícia nacional ao receber R$ 503,9 mil de salário em um único mês, valor muito acima do teto constitucional, fixado em R$ 39,3 mil naquele ano. (Estadão de MT)