Flávio Roberto da Mata Pereira, de 33 anos, identificado pelo HNT como o paciente de Nova Brasilândia (202 km de Cuiabá) transferido para o Hospital São Benedito com suspeita de intoxicação por metanol após consumir bebida alcoólica, está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ele deu entrada no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) no sábado (15) e foi encaminhado ao São Benedito pela regulação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) nesta segunda-feira (17).
O quadro clínico de Flávio é gravíssimo, e ele corre risco de vida. Conforme apurado, ao chegar na UTI, os médicos iniciaram imediatamente o protocolo de atendimento para casos de intoxicação por metanol, com a aplicação do fomepizol, antídoto utilizado nesses casos.
A equipe médica monitora a resposta do paciente ao tratamento e aguarda os resultados dos exames que confirmarão se a bebida consumida por ele estava adulterada com metanol.
MORTE DE PACIENTE DE VG
Na última sexta-feira (14), Várzea Grande registrou a primeira morte por intoxicação por metanol. A vítima era uma mulher de 30 anos, elevando para quatro o número de casos confirmados e 11 notificações de atendimentos por suposta contaminação da substância em Mato Grosso, segundo a Secretaria Estadual de Saúde.
RECOMENDAÇÕES AOS CONSUMIDORES
O metanol é usado como solvente e combustível industrial e não é próprio para consumo humano. Pequenas quantidades podem causar danos neurológicos, cegueira e até morte.
O Governo do Estado reforça que bebidas alcoólicas devem ser compradas apenas de fornecedores confiáveis e orienta que estabelecimentos suspeitos sejam denunciados. (HNT)







