Nesta próxima quinta-feira (06.11), a deputada federal por Mato Grosso, Gisela Simona, ministra palestra em Sinop, nortão de Mato Grosso, em evento voltado à educação financeira e ao consumo consciente que será realizado na Universidade Federal de Mato Grosso, no auditório da Adufmat, às 19 horas.
O evento gratuito é aberto à acadêmicos e à população, em uma parceria entre a Prefeitura de Sinop, por meio do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), com a UFMT (campus de Sinop). A parceria buscou se fundamentar no papel social e educativo que encontros como estes cumprem, especialmente, diante do cenário atual de endividamento de muitas famílias brasileiras.
Para a parlamentar – que lidera a bancada feminina do União Brasil, na Câmara dos Deputados, e ainda preside o diretório da legenda, em Cuiabá -, é uma honra participar de debate tão sério e providencial, pois a população precisa, com urgência, desenvolver uma relação mais consciente e estratégica com o dinheiro. “Não se trata apenas de evitar o consumo impulsivo, mas de compreender que o planejamento financeiro é um instrumento de cidadania e de resistência diante das desigualdades econômicas. Ao estimular práticas sustentáveis de consumo e investimento, estamos fortalecendo o poder do cidadão frente ao mercado, reduzindo vulnerabilidades e promovendo justiça social. Essa é uma agenda que precisa estar no centro das políticas públicas e da atuação legislativa.”
Conhecida ainda hoje como ‘Gisela do Procon’ por conta de sua forte atuação em defesa dos direitos do consumidor, a parlamentar é igualmente advogada e servidora pública estadual. Possui pós-graduada em Direito do Consumidor, tendo assumido a carreira de conciliadora do órgão estadual em 2001, até assumir em 2023, a vaga como deputada federal.
Assim, claro, a presença de Gisela no evento reforça a importância da educação financeira como ferramenta de transformação social e de fortalecimento da cidadania. Sempre que pode, a parlamentar destaca a importância do Procon como uma ferramenta de mediação eficiente que soluciona grande parte dos conflitos de consumo. Ao apontar que é uma das instituições públicas de maior credibilidade junto à população mato-grossense e que seu compromisso, na Câmara, é ampliar este debate e ainda equilibrar as relações de consumo, ao garantir que a parte mais vulnerável desta queda de braço, tenha seus direitos protegidos de forma eficaz.
Matéria veiculada pelo portal de notícias: deixaqueeuteconto.com.br aponta que o encontro faz parte de um projeto de extensão do curso de Matemática da UFMT-Sinop e tem como objetivo incentivar práticas de organização financeira pessoal e familiar, destacando como o controle de gastos e o uso responsável da renda podem contribuir para uma vida mais equilibrada, tanto no aspecto econômico quanto emocional.

Também o diretor executivo do Procon de Sinop, Vilson Barozzi, afirma que o propósito do evento é aproximar o conhecimento técnico das necessidades cotidianas das famílias. “O intuito é oferecer à população uma oportunidade de aprender ou compreender como economizar, controlar as finanças e aproveitar da melhor maneira possível os rendimentos da família. Teremos a presença da deputada federal Gisela Simona, abrilhantando o evento e contribuindo com o crescimento da sociedade. Convidamos todos a participar desse momento de aprendizado e troca”, afirmou.
Barozzi também destacou que o Procon de Sinop vem ampliando sua atuação para além da fiscalização e do atendimento direto ao consumidor, assumindo um papel educativo e preventivo. “Nosso papel é orientar e conscientizar. Um consumidor informado é um cidadão mais protegido e preparado para tomar decisões financeiras com responsabilidade”, reforçou o diretor.
O encontro é gratuito, mas com vagas limitadas e os participantes receberão certificado de participação, válido como horas complementares para cursos de graduação. (Da Assessoria com informações do jornalista Daniel Trindade, Editor-Chefe do Portal de Notícias: deixaqueeuteconto.com.br)
		
			








