Aos 18 anos, Heitor Rodrigues Vital, estudante do 3º ano do curso técnico em Informática do IFMT Campus Cuiabá – Cel. Octayde Jorge da Silva, transformou o gosto pelo estudo em conquistas que o colocam entre os maiores talentos da filosofia do país. Ele é medalhista de prata da 2ª Olimpíada Nacional de Filosofia (OnFil 2025) que reuniu os 50 melhores discentes de filosofia do Brasil na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul, entre os dias 2 e 5 de outubro. Antes disso, ele já havia se destacado ao garantir a medalha de ouro na etapa regional Centro-Oeste.
Agora, Heitor se prepara para um novo e ainda maior desafio: a seletiva que pode levá-lo à 34º Olimpíada Internacional de Filosofia (IPO), que ocorrerá em Varsóvia, na Polônia, prevista para o final de novembro de 2025.
Mais do que medalhas, para Heitor, as conquistas representam a chance de se tornar campeão mundial em filosofia. Para isso, ele precisa demonstrar o domínio de uma língua estrangeira, já que a fase internacional exige a escrita de ensaios em outro idioma.
“Não é apenas escrever, mas elaborar um texto acadêmico em outra língua. Está sendo ainda mais difícil que a etapa nacional”, afirma o estudante. Determinado a apoiar o aluno, o professor orientador Juliano Batista dos Santos, docente efetivo do IFMT, ofereceu-se para custear as aulas de inglês.
Porém, o gesto foi acolhido de forma solidária pela professora Maria Moura, participante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid UFMT-IFMT), que decidiu ministrar as aulas gratuitamente.
De acordo com o professor, a conquista nacional também repercutiu no IFMT, despertando o interesse dos colegas pela filosofia e consolidando a imagem de Heitor como um estudante brilhante e inspirador. “Na última quarta-feira os amigos de sala de aula, juntamente com outros docentes, recepcionaram-no com uma pequena confraternização para felicitá-lo pela conquista”, conta Juliano. (PNB)








