O vice-governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta (Republicanos) afirmou que o governo de Mato Grosso ainda vai avaliar a viabilidade do Bus Unit Double (BUD) antes de decidir por uma eventual troca de modal no projeto do transporte coletivo da Grande Cuiabá. Segundo ele, até o momento o que está definido é a conclusão do BRT (Bus Rapid Transit), já em andamento e com previsão de entrega até abril de 2026.
“O que está definido é BRT. Se ficar demonstrado que o novo modal tiver viabilidade, usando a estrutura que já foi construída, terá possibilidade para inserir o BUD. Não existe possibilidade de não concluir o BRT, tem um dia e data para concluir o projeto. O povo já sofreu muito, são mais de dez anos. Até abril estará totalmente pronto”, afirmou Pivetta em entrevista à imprensa, na última sexta-feira (17).
De acordo com o vice-governador, o Estado está cotando veículos do BRT e a possibilidade do BUD surgiu após conversas internas, por determinação do governador Mauro Mendes. “Estamos cotando veículos e surgiu a possibilidade dessa troca, diante de conversas, por determinação do governador”, completou.
Pivetta destacou ainda que o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) é inviável financeiramente e tecnicamente, devido à necessidade de infraestrutura complexa e de alto custo, enquanto o BUD seria uma alternativa mais barata e flexível.

“O VLT é inviável, caro, precisa de trilhos, uma infraestrutura especial para ele. No caso desse veículo, é versátil, barato, tem qualidade nos vagões e permite que vamos a diversos setores da cidade. Um sistema que suprirá o transporte coletivo”, explicou.
O projeto do VLT foi iniciado em 2012, com custo estimado de R$ 1,4 bilhão, mas acabou abandonado com apenas 40% das obras concluídas e alvo de investigações. Em 2022, o governo decidiu substituir o modal pelo BRT (Bus Rapid Transit), sistema de corredores exclusivos para ônibus articulados, com promessa de menor custo e maior agilidade na implantação.
As obras do BRT estão em andamento nas avenidas da Prainha, Historiador Rubens de Mendonça (CPA) e FEB, em Várzea Grande. O governo garante que o projeto será concluído até abril, mas agora estuda a viabilidade do BUD, um tipo de veículo duplo articulado que poderia operar nas mesmas estruturas já construídas para o BRT. (Gazeta Digital)