O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), afirmou, na quinta-feira (16), que defende a troca do BRT (Bus Rapid Transit) para o Bonde Urbano Digital (BUD). O chefe do Executivo municipal acredita que a alteração de modal trará mais modernidade à Capital.
“É um veículo elétrico que segue um percurso digital […] Ele identifica animais, pessoas, outros elementos, ele não bate, é um veículo que não tem colisão. Ele pode transportar mais pessoas do que o BRT”, disse à imprensa.
Abilio garantiu que as obras do BRT, que estão sendo realizadas, irão ser aproveitadas, caso o Governo de Mato Grosso opte pela mudança de modal.
“Tudo que já foi feito continua a mesma coisa, não vai precisar mudar nada. As estações serão respeitadas, só muda o veículo por um mais eficiente, mais econômico, que transporta mais pessoas e tem mais qualidade”, pontuou.
“É um investimento que vai fazer de Cuiabá um ambiente mais moderno, sem precisar fazer mais nenhuma alteração daquilo que já está feito. Eu sei que a população já está cheia dessas obras, não aguenta mais e nós estamos acelerando o máximo para ajudar entregar tudo o mais rápido possível, sem criar nenhum obstáculo”, completou.
Na próxima semana, entre os dias 27 e 29 de outubro, o prefeito viajará para Dubai para participar da Cúpula das Cidades da Ásia-Pacífico 2025 (2025APCS) & Fórum de Prefeitos. Segundo o gestor, o evento servirá para apresentar Cuiabá aos Emirados Árabes como forma de convite para que novos investidores venham se instalar na Capital.
Além disso, a pretensão é também discutir um pouco mais sobre o novo modal. Em Curitiba, o BUD já possui 30 metros de comprimento, três eixos, capacidade para 280 passageiros, ar-condicionado, operação bidirecional e pode alcançar até 70 km/h.
Veja vídeo: