Paciente com suspeita de intoxicação por metanol é transferido para Cuiabá

Fonte:
(Biodiesel Brasil)

O jovem de 24 anos, que deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento do bairro Ipase (UPA Ipase), em Várzea Grande, nessa quinta-feira (16), com suspeita de intoxicação por metanol, foi transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Pronto-Socorro de Cuiabá.

A informação foi confirmada pela Secretária de Saúde de Várzea Grande. Conforme a pasta, o jovem deu entrada na unidade de saúde, apresentando visão turva, confusão mental, dor abdominal, sonolência, lentidão e vômitos. Os sintomas estavam se manifestando no paciente desde o dia 13 de outubro.

metanol
Paciente com suspeita de intoxicação por metanol é transferido para Cuiabá. (Foto: Alvis Taurēns/Unsplash)

Conforme o relato da família, o jovem ingeriu bebida alcoólica de procedência desconhecida no dia 12 de outubro, durante encontro com amigos na região do Parque do Lago, na região metropolitana, o que motivou a suspeita de intoxicação por metanol.

A equipe médica realizou todos os procedimentos necessários, e o paciente segue em observação, com quadro clínico estável, sem necessidade de intubação e sem risco imediato.

A Vigilância Epidemiológica já coletou amostras de sangue para análise laboratorial, a fim de confirmar ou descartar a intoxicação. O resultado ainda não foi divulgado.

Tratamento

A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá informou que recebeu do Ministério da Saúde 28 ampolas do antídoto Fomepizol, medicamento usado no tratamento de intoxicações pelo composto químico metanol. Até o momento, o estado não possui casos confirmados.

O envio do Fomepizol integra uma ação nacional de reforço do estoque estratégico do Sistema Único de Saúde (SUS), que distribuiu o antídoto para todos os estados e o Distrito Federal.

A distribuição foi proporcional à população de cada unidade federativa, garantindo equidade e rapidez na resposta a emergências toxicológicas.

Apesar de Cuiabá ter recebido, o medicamento servirá para o tratamento de intoxicações em todo o estado. (Primeira Página)