
O governador Mauro Mendes (União Brasil) confirmou, em coletiva na quarta-feira (16), que estuda a viabilidade e possibilidade de implantação do Bonde Urbano Digital (BUD) em Cuiabá e Várzea Grande. Recentemente, o vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) esteve em Curitiba (PR) para conhecer de perto o funcionamento do modal que está sedo implantado no Paraná.
O projeto do BUD surgiu por meio do prefeito Abilio Brunini (PL) e, diferentemente do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que se move sobre trilhos metálicos, ou dos ônibus elétricos convencionais, o BUD trafega sobre o asfalto com pneus de borracha, guiado por um sistema de “trilhos virtuais”.
Após a viagem de Pivetta, Mendes comentou sobre os estudos que vêm sendo conduzidos. “O governo está estudando alternativas. Autorizei que fosse feita essa viagem estudando alternativas. Mas, como vocês sabem, não gosto de falar de nada antes que esteja 100% definido. É evidente que o governo busca sempre o que for melhor para a população. Enquanto não tivermos algo conclusivo, prefiro não especular ou conjecturar sobre essas alternativas”, afirmou o governador.
Em Curitiba, o veículo do BUD possui 30 metros de comprimento, três eixos, capacidade para 280 passageiros, ar-condicionado, operação bidirecional e pode alcançar até 70 km/h. A linha inicial, de aproximadamente 13 quilômetros, atenderá um trajeto utilizado atualmente por cerca de 10 mil pessoas por dia.

A proposta voltou à pauta após o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), anunciar a implantação de um modelo semelhante em Curitiba. Conhecido como Bonde Urbano Digital (BUD), o sistema é o primeiro da América do Sul, 100% elétrico e sustentável.
Enquanto isso, o Governo de Mato Grosso segue avançando com o projeto do BRT, cujo edital para construção de 41 estações já foi publicado, com valor estimado em R$ 68,8 milhões. (Estadão de MT)
Veja vídeo sobre o BUD em Curitiba
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Saiba mais sobre o BUD
Desenvolvido na China, o Bonde Urbano Digital (BUD), utiliza pneus de borracha. Essa é uma das principais características que o diferenciam dos bondes tradicionais, que circulam sobre trilhos de ferro. O sistema BUD, de tecnologia chinesa, opera sem trilhos físicos, e a navegação é feita por “trilhos virtuais” guiados por sensores magnéticos instalados sob o asfalto.
Outras características do Bonde Urbano Digital:
É um veículo 100% elétrico e sustentável;
É guiado por indução magnética, permitindo que se movimente de forma autônoma;
Pode operar sem motorista, embora, pelo menos inicialmente, a maioria dos projetos preveja a presença de um profissional para monitoramento e segurança;
Representa uma alternativa mais econômica de transporte de massa em comparação a sistemas como VLTs (Veículos Leves sobre Trilhos) e metrôs.
Vídeo do governador afirmando estudo do BUD