Um menino de 9 anos testou positivo para o sarampo em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, nesta terça-feira (7). Esse é o primeiro caso registrado pela Secretaria Municipal de Saúde, que aguarda a contraprova para confirmar a infecção.
Conforme a secretaria, o menino está assintomático e já recebeu alta médica. O paciente foi orientado a ficar em isolamento em casa.
O diagnóstico foi feito por meio de exame sorológico com resultado positivo para IgM, o que indica exposição recente ao vírus. Conforme o protocolo do Ministério da Saúde, será necessária uma segunda coleta sorológica, entre 15 e 25 dias após a primeira para confirmar ou descartar de forma definitiva a doença.
Outros casos
Além do caso confirmado, outras três crianças apresentaram sintomas compatíveis com a doença. Duas delas, de 1 e 5 anos, deram entrada no Pronto-Socorro Municipal e estão em isolamento domiciliar, sob monitoramento da equipe de Vigilância Epidemiológica. A terceira criança, de 11 anos, também passou por exames laboratoriais, junto com o irmão o qual teve contato, e segue como caso suspeito.
De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Várzea Grande, Alessandra Carreira, as investigações preliminares indicam que nenhuma das crianças teve contato com casos confirmados de sarampo nem histórico recente de viagem para regiões com circulação ativa do vírus.
Não há tratamento específico para o sarampo. Segundo orientação do Ministério da Saúde, os cuidados são voltados para o alívio dos sintomas, como febre e mal-estar. “É fundamental garantir boa hidratação, alimentação adequada e o controle da febre”, reforçou Alessandra gerente.
A Secretaria Municipal de Saúde reforçou ainda a importância da vacinação contra o sarampo, disponível em todas as unidades básicas de saúde do município. (G1 MT)