O município de Tangará da Serra (250 Km de Cuiabá) informou nesta sexta-feira (3) em uma coletiva de imprensa, a existência de um caso suspeito de sarampo em um bebê de apenas 4 meses de idade. A criança apresentou febre, manchas avermelhadas pelo corpo, tosse e irritabilidade, sintomas compatíveis com a doença. Como ainda não tem idade para receber a vacina, indicada a partir dos 6 meses, o caso acendeu o alerta das autoridades de saúde.
O bebê já foi encaminhado para Cuiabá, onde exames laboratoriais no Laboratório Central (LACEN) irão confirmar ou descartar a suspeita. O resultado deve sair no início da próxima semana. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, os pais da criança não tinham comprovação vacinal contra o sarampo e receberam a dose após a notificação, como medida de bloqueio.
“Trata-se de uma doença grave, infectocontagiosa, que já estava erradicada no Brasil há muitos anos. Mas, após a pandemia, com a queda da cobertura vacinal da tríplice viral, voltamos a registrar casos”, destacou a equipe técnica durante coletiva de imprensa.
Atualmente, o Mato Grosso contabiliza três casos confirmados da doença, todos no município de Primavera do Leste (240 Km de Cuiabá). Para evitar a propagação, a Secretaria de Saúde reforça a importância da vacinação em todas as faixas etárias previstas pelo calendário.
Crianças de 6 a 11 meses devem receber a chamada “dose zero”, enquanto as de 12 meses precisam da primeira dose e, aos 15 meses, da segunda. Pessoas de 15 a 29 anos devem ter duas doses registradas, e adultos de 30 a 59 anos precisam de pelo menos uma dose.
Levantamento da secretaria mostra que 10% das crianças de um ano em Tangará da Serra ainda não receberam a primeira dose da vacina neste ano, o que equivale a cerca de 160 crianças. Já 40% das crianças de até dois anos estão sem a segunda dose, mais de 600 no total.
“A vacina é segura e comprovadamente eficaz. Temos doses disponíveis em todas as unidades de saúde. Precisamos que os pais levem seus filhos para vacinar e ajudem a evitar o risco de um surto”, reforçou a secretaria.
Além da busca ativa de vacinação em escolas da área urbana e rural, Tangará da Serra terá no próximo dia 18 de outubro o Dia D de Multivacinação, voltado a crianças e adolescentes de até 15 anos.
*Com informações do local do site Diário da Serra (HNT)