Tributo a uma dama das letras

Fonte:

Professora Elizabeth Madureira Siqueira

Difícil seria enumerar e mais difícil ainda nomear todos aqueles que deixaram as terras de origem e vieram para o nosso Estado, passando a ser considerados a grande força alavancadora do nosso desenvolvimento. Graças a esses pioneiros, que através de empenhada luta, dedicado trabalho e imensos sacrifícios, esta terra antes abandonada, isolada e esquecida se transformou neste grande e expressivo Mato Grosso dos dias atuais.

Foram esses bravos bandeirantes hodiernos os responsáveis anônimos que, em renhida luta, consorciados com os demais mato-grossenses, tornaram possível a presença expressiva deste Estado no cenário nacional. Filhas e filhos de plagas distantes que aqui criaram raízes e passaram a viver integrados de corpo e alma a esta região do Brasil, dedicando todo o amor e entusiasmo às suas ações e representando verdadeiros atalaias na defesa intransigente dos interesses desta terra.

Mas, afinal, como não podemos homenagear individualmente cada um desses bandeirantes, temos que, por dever de consciência movidos pelo impulso da gratidão e, como é cediço ser a gratidão a memória do coração, agradecer a essas generosas e benditas almas através de um dos seus mais proeminentes integrantes.

Desta feita, é na admirável figura da professora Elizabeth Madureira Siqueira que o fazemos, e cuja homenagem esperamos irradiar, alcançando também todos os outros heróis desta alvíssara e benfazeja odisseia. Neste preito de gratidão, ao reverenciarmos a professora Elizabeth, temos que sincera e antecipadamente confessar que a admiração que nutrimos por esta insigne figura já há muito tempo percebemos estar incrustada silenciosa nos meandros do nosso coração e hoje apenas aflora naturalmente, alicerçada por justificável satisfação e imensurável alegria.

Quem de sã consciência, conhecendo o trabalho da professora Elizabeth, não tem orgulho de sua singular inteligência? Saboreamos, prazerosamente, sempre que possível, as publicações de sua talentosa lavra, principalmente por sentirmos orgulho ao constatarmos o grande interesse que ela possui pela pesquisa da rica história da nossa terra.

Temos que deixar patente, também, que além de emprestar a sua invejável competência na lida do magistério superior, onde com grande lustro se destaca na peanha dos mais notáveis, ainda brinda a todos os mato-grossenses com ricos e inestimáveis trabalhos sobre temas pertinentes à nossa história. Quando então dá sobejas e redobradas provas de amor a Mato Grosso, transformando-se, de plano, em filha dileta desta terra, numa conquista natural e legítima conseguida, por certo, através da concessão emanada pela vontade e consciência do povo mato-grossense, bem antes mesmo da manifestação solene e formal outorgada pelos seus representantes.

Na esteira dessas sucessivas razões de felicidade e júbilo com que a professora Elizabeth faz premiar a todos, infundindo na alma mato-grossense saudáveis momentos de justificável orgulho, ainda coroa tudo isso, por fim, ao constatarmos sua presença nas funções de assessora do Instituto Memória do Poder Legislativo. Instituto este atualmente dirigido com exemplaridade pela Sra. Isis Martins Brandão, por sinal, a quem somos ligados por fortes laços familiares e de amizade.

Acreditamos que, pela comunhão de esforços e trabalho sério e proficiente de ambas, certamente conseguirão construir um futuro promissor e modelar para este importante instituto, que tivemos a honra de iniciar.

Fica então por estas linhas consignado o nosso indelével registro de admiração e apreço em inquebrantável prova à professora Elizabeth de que, assim como a exemplo de Ramires, personagem de Eça de Queirós no livro “A Ilustre Casa de Ramires”, muitos estão a observá-la, assim como ao seu rico e prestimoso trabalho, fazendo com que sejamos motivados a lembrar, também, o Almirante Augusto Leverger, o “Barão de Melgaço”, e seguramente cognominá-la “Bandeirante Cuiabanizada das Letras”.

*TEOCLES MACIEL é  advogado, professor, escritor, compositor, ex-prefeito de Barão de Melgaço e foi deputado estadual  na Assembléia Constituinte de Mato Grosso (1988-89).

CONTATO:                                                   www.facebook.com/profile.php?id=100089698066590

Professora Elizabeth Madureira Siqueira (Foto: Marcos Lopes / Secom-ALMT)