PF manda reforço para conter garimpo do CV em terra indígena; bunker tinha fuzil e munições

Fonte:

A Polícia Federal está mandando reforços, nesta terça-feira (30), para prender o grupo de garimpeiros que atirou contra agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no garimpo ilegal na Terra Indígena Sararé, em Pontes e Lacerda (444 km de Cuiabá). Um bunker com armamento pesado também foi encontrado na localidade.

A operação acontece desde agosto. O auge do conflito foi na última semana, quando cinco garimpeiros atiraram de fuzil contra os fiscais do Ibama.

Depois da confusão, os garimpeiros fugiram para a floresta e não foram localizados. O grupo abandonou fuzil, carregador, munições, telefone celular e um kit de internet starlink.

No dia seguinte, retornaram ao local do confronto e enterraram armas e equipamentos para tentar esconder o crime das autoridades.

Durante as investigações, os agentes encontraram uma espécie de bunker para se esconderem dos policiais. Imagens feitas pelos agentes mostram um  galpão embaixo da terra, com vários equipamentos, armas e diversas caixas com bebidas alcoólicas.

“Encontramos armamentos e vários tipos de mantimentos, equipamentos de apoio ao garimpo. Esse é um galpão usado pelos garimpeiros, com bebidas e água. Em diversas vezes que passamos por barracos assim não percebemos que embaixo do solo era condicionado tantos materiais, até bebidas alcoólicas, que acaba abastecendo o bar no garimpo em Sararé. Realmente é um esconderijo grande”, disse um dos agentes. (HNT)