O trânsito de Cuiabá ficou ainda mais complicado nos últimos dias. O aumento no volume de obras pela cidade tem provocado congestionamentos longos, especialmente na Avenida Miguel Sutil e nos acessos à Rodoviária, ao CPA e ao Coxipó. Entre desvios, lentidão e buzinas, motoristas convivem com o cenário caótico enquanto aguardam a promessa de melhorias na mobilidade.
Nesta semana, o consórcio responsável pelo Complexo Viário do Leblon apresentou o cronograma de liberações parciais da obra. As entregas começam em setembro de 2025 e seguem até abril de 2026, atingindo diferentes pontos da Miguel Sutil e conexões estratégicas com a Rodoviária, o CPA e o Coxipó.
Além disso, o governo apresentou prazos para o BRT Cuiabá–Várzea Grande, modal que vai substituir o VLT. A previsão é concluir o trecho da Prainha até janeiro de 2026 e iniciar as obras no Coxipó no mesmo ano, com execução até dezembro.
Cronograma do Complexo Leblon
• Setembro de 2025 – Alargamento da Miguel Sutil ao lado da Trincheira
• Outubro de 2025 – Liberação do fluxo Miguel Sutil – Rodoviária – Coxipó sobre o túnel
• Dezembro de 2025 – Passagem inferior (alça ao lado do McDonald’s)
• Dezembro de 2025 – Alça de acesso à Avenida do CPA (Polícia Federal)
• Fevereiro de 2026 – Liberação do fluxo Miguel Sutil – Coxipó – Rodoviária sobre o túnel
• Abril de 2026 – Conexão Miguel Sutil – Trincheira
O que é o BRT
O BRT (Bus Rapid Transit) é um sistema de transporte coletivo em corredores exclusivos, com estações modernas e integração entre linhas, projetado para dar mais rapidez e regularidade às viagens. Em Cuiabá e Várzea Grande, o projeto prevê 46 estações, três terminais principais e cerca de 49 quilômetros de corredores exclusivos, ligando pontos estratégicos das duas cidades.
O sistema substituirá o VLT e também contará com abrigos laterais para ônibus convencionais, o que deve ampliar a integração com a rede atual. (Primeira Página)