Bombeiros encontram indícios de ação humana em incêndio que assola parque há seis dias; um foi preso

Fonte:
Reprodução/HNT

Bombeiros encontraram indícios de conduta humana na maioria dos incêndios ocorridos na região de Barra do Garças (512 km de Cuiabá). Nesta segunda-feira (8), um homem chegou a ser preso por tentar iniciar novas queimadas no local, além de caçar animais dentro do Parque Estadual Serra Azul, onde as equipes do Corpo de Bombeiros concentram esforços para conter as chamas que já duram seis dias.

O homem foi flagrado numa tocaia depois que denúncias alertaram as autoridades sobre a presença do suspeito no parque. De acordo com boletim de ocorrência, o homem, identificado como Pedro Maia, chegou a derrubar árvores para montar uma campana. Quando ele percebeu a presença da polícia, tentou fugir, mas não conseguiu.

Ele confessou que estava caçando animais silvestres. O suspeito teria sido contratado para caçar pacas, um tipo de roedor da fauna brasileira. Ele negou estar portando arma no momento da prisão, mas admitiu que nos dias anteriores usou armas de fogo para atingir os animais. Ainda conforme o b.o, Pedro Maia chegou a fazer registros em vídeo para os ‘contatos’ para quem caçava.

Além do incêndio florestal no parque, as equipes da Companhia de Barra do Garças ainda atendem os municípios de Pontal do Araguaia, General Carneiro, Novo São Joaquim, Ribeirãozinho e Torixoréu que também registram focos de incêndio na vegetação. No Serra Azul, os bombeiros contam com auxílio do Exército, Defesa Civil de Barra do Garças e funcionários do parque. (HNT)