Samantha vira vice-líder de Abilio na Câmara, mas nega ‘submissão’

Fonte:

A vereadora e primeira-dama de Cuiabá, Samantha Iris (PL), será nomeada como vice-líder do prefeito Abilio Brunini (PL) na Câmara Municipal. A escolha, contudo, abriu questionamentos sobre a autonomia do Legislativo e Executivo. Em entrevista à imprensa, a parlamentar explicou a articulação e rejeitou a ideia de que sua atuação represente “submissão” ao marido.

“As pessoas que votaram em mim também votaram sabendo que ele estava candidato a prefeito e que havia esse risco. Eu acho que com o meu trabalho eu deixo bem claro que não é uma questão de submissão, a gente trabalha por Cuiabá”, afirmou a parlamentar.

Atualmente, a interlocução do Executivo na Câmara já é feita pelo vereador Dilemário Alencar (União), líder do prefeito. A nomeação de Samantha para o posto de vice-líder gerou questionamentos em relação à autonomia do próprio Dilemário, que é o responsável por conduzir os projetos de interesse da prefeitura no Legislativo.

A vereadora, contudo, afirmou que a nomeação não tira a autonomia de Dilemário. “É mais complementar o trabalho do Dilemário e apenas uma maneira de oficializar algo que de alguma maneira as pessoas já esperam de mim. É mais demonstrativo do que de fato uma função em si. É uma soma de forças”, ponderou.

Interlocução com a Câmara
Essa não é a primeira movimentação que busca “estreitar” a prefeitura e Câmara. Recentemente, o suplente de vereador Felipe Corrêa foi anunciado como secretário de Relações Institucionais, também com a missão de articular politicamente os dois Poderes.

A escolha abriu dúvidas sobre um possível choque de atribuições com o papel do líder do governo, Dilemário, e até com a Secretaria de Governo, comandada por Ananias Filho (PL).

Apesar disso, Samantha minimizou o peso dos apontamentos. “Eu acredito que é mais por conta da proximidade minha com Abilio. As pessoas vêm até mim e buscam informações, então é uma forma de ofício. Quando necessário, entro em cena, se não for necessário, sigo fazendo meu papel como vereadora”, finalizou. (Gazeta Digital)