Nos últimos dias, Cuiabá vem registrando grandes oscilações na temperatura. Nesta sexta-feira, 5 de setembro, a capital considerada a mais quente do Brasil registrou 26°C no início da manhã. A temperatura é 8°C a menos que o registrado nesta quinta-feira, 4 de setembro, no mesmo horário, às 8h. Apesar da queda nas temperaturas, ainda não há previsão de chuva para Mato Grosso.
A oscilação da temperatura é mais visível quando é comparada com a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Nesta quinta-feira, a temperatura máxima registrada foi de 40°C e, para essa sexta-feira, a máxima prevista é de 32°C. O alerta sobre o declínio da temperatura está em vigor desde o dia 4 de setembro e tem a previsão de permanecer até o próximo dia 7.
O alerta do Inmet chama atenção porque chega em meio a uma sequência de dias de calor escaldante e tempo seco na capital. Nesta semana, os termômetros frequentemente ultrapassaram os 40 °C e a umidade relativa do ar se manteve em níveis críticos. Cuiabá foi considerada a capital mais quente por diversos dias.
A combinação de calor intenso e baixa umidade aumenta o risco de problemas respiratórios, ressecamento da pele e olhos, além de favorecer o surgimento de queimadas. Mesmo com a queda prevista nos próximos dias, a população deve redobrar os cuidados, mantendo hidratação constante, evitando exposição ao sol nos horários mais quentes e priorizando alimentos leves.
Alertas
Além do declínio de temperatura para a região oeste de Mato Grosso, o Inmet também registrou o alerta laranja para baixa umidade. Toda a parte leste pode registrar umidade relativa do ar variando entre 20% e 12%, com risco de incêndios florestais e à saúde.
O Inmet também orienta algumas instruções para que a população consiga de proteger do clima de “deserto”.
Beba bastante líquido.
Atividades físicas não são recomendadas.
Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
Use hidratante para pele e umidifique o ambiente.
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Veja lista de municípios com risco
Água Boa
Alto Araguaia
Alto Boa Vista
Alto Garças
Alto Taquari
Araguaiana
Araguainha
Barra do Garças
Bom Jesus do Araguaia
Campinápolis
Canabrava do Norte
Canarana
Cocalinho
Gaúcha do Norte
General Carneiro
Guiratinga
Itiquira
Nova Nazaré
Nova Xavantina
Novo Santo Antônio
Novo São Joaquim
Paranatinga
Pedra Preta
Pontal do Araguaia
Ponte Branca
Poxoréu
Primavera do Leste
Querência
Ribeirão Cascalheira
Ribeirãozinho
Santo Antônio do Leste
São Félix do Araguaia
Serra Nova Dourada
Tesouro
Torixoréu
(Estadão de MT)