Comitiva de Minas Gerais visita Mato Grosso para conhecer o programa Vigia Mais MT

Fonte:

Uma comitiva da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais esteve na sede da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT), em Cuiabá, na tarde desta quinta-feira (28.8), para conhecer o funcionamento do programa de videomonitoramento Vigia Mais MT, referência nacional pela integração tecnológica e eficiência na prevenção e resposta às ocorrências.

O objetivo da visita foi compreender as características do sistema mato-grossense e utilizá-lo como modelo para a implantação de um programa semelhante em Minas Gerais. Reconhecido nacionalmente, o Vigia Mais MT é considerado um marco no uso do videomonitoramento integrado como ferramenta estratégica de segurança pública.

Os visitantes foram recebidos pelo secretário-adjunto de Segurança, coronel PM Heverton Mourett; pelo secretário-adjunto de Administração Sistêmica, tenente-coronel Thiago Vinicius Pinheiro da Silva; e pelo superintendente do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), tenente-coronel PM Wangles dos Santos Lino.

De acordo com o coronel Mourett, a troca de experiências fortalece a integração entre os estados e evidencia a relevância dos investimentos realizados.

“É sempre uma satisfação receber parceiros importantes e mostrar o que temos de novidade. Também aprendemos com outros estados quando estão à frente em determinadas áreas. Esse intercâmbio é fundamental, pois os desafios na segurança são enormes, e nossa equipe técnica está sempre à disposição”, afirmou.

Para a chefe de gabinete do secretário da Sejusp-MG, Ana Luísa Silva Falcão, a experiência reforça o protagonismo de Mato Grosso no cenário nacional.

“Gostamos muito da equipe que apresentou o programa, muito comprometida com o projeto. É impressionante ver como o Vigia Mais MT já está em uma segunda fase e já projeta uma terceira. É importante aprender com os acertos, ajustes e avanços do processo. A visita foi muito produtiva”, destacou.

A comitiva mineira também ressaltou que já conhecia o programa por meio de reuniões e encontros de secretários de segurança, mas que a visita técnica permitiu aprofundar o entendimento sobre pontos práticos.

“Viemos conhecer de perto a parte técnica: contratação, licitação, qualidade das câmeras, manutenção e implantação do sistema. Esse contato direto é fundamental para estruturar nosso próprio modelo em Minas”, pontuou Ana Luísa.

A delegação foi composta por Ana Luísa Falcão, André Ranieri, Wagner Maia, Laudemir Martins e Marcos Milagres, da Sejusp-MG, além de Débora Dias e Thais Carolina, da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias de Minas Gerais.

*Sob supervisão de Fabiana Mendes