Novo município do Brasil estreia no ranking populacional à frente de 1,8 mil cidades do país; conheça

Fonte:
Boa Esperança do Norte: terras já produzem quase 4 milhões de toneladas de algodão, soja e milho por ano — Foto: Jornal Nacional/ Reprodução

Emancipado oficialmente em 1º de janeiro de 2025, Boa Esperança do Norte (MT), o novo município do Brasil, tem 5.877 moradores e estreou no ranking populacional superando 1.867 cidades brasileiras em número de habitantes, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nessa quinta-feira (28).

O número considera a contagem de pessoas até 1º de julho de 2025.

Embora seja 77 anos mais velho que Boa Esperança do Norte, o município Serra da Saudade, no Centro-Oeste de Minas Gerais, continua sendo a cidade menos populosa do Brasil, com 856 habitantes em 2025. Criada em dezembro de 1948, a cidade mantém esse posto há 12 anos.

Boa Esperança do Norte, em menos de um ano de instalação oficial, surpreende por ocupar lugar acima de 1.867 cidades no ranking nacional. Esse avanço é reflexo da forte presença do agronegócio na região, da infraestrutura já existente como distrito e da migração de famílias em busca de novas oportunidades.

Localizado a 420 km de Cuiabá, a cidade começou como distrito do município de Sorriso, no norte do estado. No ano passado, foi eleito o primeiro prefeito para comandar a cidade.

No início do ano, a Secretaria de Fazenda (Sefaz) divulgou o projeto de lei que regulamenta a distribuição do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para o município, que recebeu cerca de R$ 30,4 milhões, divididos em repasses mensais de aproximadamente R$ 2,5 milhões.

Curiosidades sobre Boa Esperança do Norte

  • Criação inicial: Boa Esperança do Norte foi criado, mas não instalado, pela Lei nº 7.264, de 29 de março de 2000
  • Inconstitucionalidade: No mesmo ano, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), por unanimidade e acompanhando o voto do desembargador Flávio Bertin, acolheu decisão do Tribunal de Justiça de Mato Grosso que declarou, em Mandado de Segurança, a lei de criação do município como inconstitucional
  • Cancelamento de eleições: A decisão do tribunal levou ao cancelamento das eleições para prefeito, vice-prefeito e vereadores, e Boa Esperança do Norte retornou à condição de distrito do município de Sorriso, a 420 km de Cuiabá
  • Origem do questionamento: A lei de criação do município foi contestada pelo município de Nova Ubiratã, que ajuizou o mandado de segurança
  • Recurso ao STJ: A Assembleia Legislativa recorreu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), mas a Primeira Turma, em 6 de abril de 2000, decidiu não conhecer do recurso especial, mantendo a decisão do Tribunal de Justiça de Mato Grosso.
  • Nome do município: Inicialmente a denominação era Boa Esperança. O termo “do Norte” foi acrescentado para diferenciá-lo do município homônimo no Paraná e para indicar a localização geográfica em Mato Grosso. (Fonte: G1 MT)