A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes (União), repudiou as declarações do vereador Gilson da Agricultura (União), durante sessão na Câmara Municipal de Pedra Preta, nesta segunda-feira (25).
O parlamentar chamou a prefeita do município Iraci Ferreira de Souza (PSDB) de “cachorra viciada” e disse que ela deveria “tomar vergonha na cara” por supostamente pedir votos em assentamentos.
Para Virginia, os ataques caracterizam violência política de gênero e não devem ser admitidos em um ambiente político.
“É inaceitável que uma mulher, eleita democraticamente para governar, seja alvo de ofensas e desrespeito. Esse tipo de postura não agride apenas a prefeita Iraci, mas todas as mulheres que lutam por espaço e respeito na política”, disse.
“É urgente que o vereador seja responsabilizado para que se faça valer a lei e para que as mulheres sejam respeitadas em sua dignidade”, completou.
A primeira-dama ainda afirmou que a fala do parlamentar é “misógina”.
“Me solidarizo com a primeira-dama do município e me compadeço com a dor da ofensa proferida contra a prefeita Iraci. Nenhuma mulher deve ser submetida a esse tipo de violência verbal e política”, disse.
“Toda forma de ataque misógino deve ser combatida com firmeza, porque silenciar ou deslegitimar mulheres na vida pública é um retrocesso que não podemos tolerar”, emendou.
Veja: