A aeronave teria caído no rio por volta das 7h30 desta quarta-feira (20), em frente ao Porto de Elveciano, que fica a cerca de 33 km da sede da cidade. O avião tinha seu registro alterado, segundo a polícia.
A guarnição da PM informou que apenas a parte superior da aeronave estava exposta e se encontrava presa por uma corda a uma árvore na margem do rio.
Quando a polícia verificou o prefixo do avião, constatou que havia um adesivo com a numeração ‘PS-EDC’. Porém, embaixo do adesivo havia outra identificação (CP-2981), o que configurava indícios de adulteração.
Também foi observado que atrás do assento do piloto a fuselagem estava cortada para dar acesso ao interior do avião.
A PM, então, buscou informações na pousada proprietária do local onde o avião estava para buscar informações, quando os policiais foram informados de que o dono do espaço havia ido para o município de Santana do Araguaia (PA) com dois homens que estavam na aeronave. Segundo o relato, eles pediram socorro a um funcionário da pousada para retirar os pertences do avião e, ainda, para comerem e serem levados até a cidade paraense.
Durante a retirada dos pertences do avião notou-se que eram galões de combustível e uma sacola.
O proprietário da pousada disse ainda que deixou os dois em um posto de combustíveis da cidade, na saída para Redenção (PA).
Veja vídeo
Avião de pequeno porte cai no rio Araguaia, em cidade do nordeste de MT pic.twitter.com/ykZz6rEktN
— Leiagora Portal de Notícias (@leiagorabr) August 21, 2025