Mauro promete expor servidores que facilitaram fuga de detentos em presídios de MT

Fonte:

O governador Mauro Mendes (União) prometeu mostrar “a cara” dos servidores que facilitaram a fuga de detentos. Nesta quinta-feira, 21 de agosto, ele afirmou que houve falhas no sistema prisional e que alguém cooperou com os fugitivos. Mendes afirmou que vai “cortar na carne” como sempre fez.

“Eu já cobrei duramente o secretário de Justiça, eles estão investigando e a gente tá trabalhando duramente pra identificar responsáveis, mas pra ter fuga daquele jeito ali, é porque alguém falhou, alguém cooperou. Essas falhas têm que ser apuradas e os responsáveis têm que ser mostrados publicamente e penalizados na forma da lei.”, afirmou.

Mendes disse que “vai cortar na carne” como já fez antes, com a Operação Shadow, em que 11 policiais penais foram presos por envolvimento com a fuga de um líder de facção do Centro de Ressocialização Ahmenon Lemos Dantas, em Várzea Grande. Mauro citou que até o advogado que estava cooperando foi preso.

FUGAS

No último dia 17 de agosto, duas mulheres fugiram da Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May, em Cuiabá. As fugitivas foram identificadas como Angélica Saraiva de Sá, de 34 anos, e Jessica Leal da Silva, de 36 anos.

Angélica é conhecida como Angeliquinha, e seria chefe de uma facção criminosa no Norte do estado, condenada a mais de 250 anos de prisão. Ela responde por homicídio, tráfico e organização criminosa.

Já Jessica é conhecida como Arlequina, também seria chefe de uma organização criminosa na região de Juína e responde por tráfico de drogas.

Em abril, também houve fuga de seis detentos do Complexo Penitenciário Ahmenon Lemos, em Várzea Grande. Os fugitivos foram identificados como Richardson Mourão Morais, 21 anos; Rafael da Silva Pires, 24 anos; Guilherme de Jesus Oliveira, 27 anos; Beacil Lopes do Nascimento Neto, 28 anos; Silomar Martins de Oliveira, 29 anos; e Daniel de Oliveira Souza, 37 anos. (Estadão de MT)