
Novos medicamentos semelhantes ao Ozempic e Mounjaro podem ser aliados importantes no combate à obesidade, avaliou o nutrólogo Paulo Gusmão no videocast Alt Tabet, do Canal UOL.
Segundo o médico, a eficácia dessas drogas já se aproxima dos resultados obtidos por cirurgias bariátricas. Ele destaca a Retatrutida, ainda em estudos, que promete redução de até 25% do peso total em um ano.
‘O Mounjaro apresenta resultados superiores no combate à obesidade, tanto na redução da circunferência abdominal quanto na perda de peso total. Essas medicações modernas estão se aproximando dos efeitos da cirurgia bariátrica. A Retatrutida, próxima medicação do mesmo fabricante, mostra resultados ainda melhores’, afirma Paulo Gusmão.
O médico explica que a técnica de cirurgia bariátrica mais comum atualmente, a gastroplastia sleeve, tem resultados comparáveis ao do medicamento. “Apenas a bariátrica com bypass apresenta efeito superior, mas envolve um procedimento mais invasivo, com riscos e acompanhamento prolongado”, continua.

Gusmão defendeu ampliar o acesso aos medicamentos: “Os remédios mais antigos já surfaram sozinhos numa onda. Vamos lá baixar esse preço, reduzir essa margem de lucro e colocar isso acessível na rede pública.”
‘Ozempic é coadjuvante, não protagonista no emagrecimento’, diz médico
O uso do Ozempic, medicamento originalmente criado para diabetes tipo 2, vem ganhando espaço como auxiliar no emagrecimento por seu efeito supressor do apetite, segundo Gusmão. O médico ressalta que o remédio é eficiente, mas deve ser um coadjuvante em um processo que priorize reeducação alimentar e prática de exercícios físicos.
‘Essas medicações são eficazes, mas apresentam limitações. É fundamental trabalhar a consciência, pois nossa biologia e evolução não acompanham as mudanças do ambiente atual’, afirma Paulo Gusmão.
‘Suplementos não são essenciais para saudáveis’, diz médico

O uso de suplementos como whey protein não é necessário para pessoas saudáveis, afirmou Gusmão. De acordo com o nutrólogo, uma alimentação equilibrada, com ingestão adequada de proteínas, supre todas as necessidades nutricionais.
‘Pessoas saudáveis conseguem manter boa forma física sem suplementos. Eles só são indicados quando a alimentação não é suficiente para suprir as necessidades’, afirma.
Toda quarta, Antonio Tabet conversa com personagens importantes da política, esporte e entretenimento. Os episódios completos ficam disponíveis no Canal UOL e no YouTube do UOL
O Canal UOL também está disponível na Claro (canal nº 549), Vivo TV (canal nº 613), Sky (canal nº 88), Oi TV (canal nº 140), TVRO Embratel (canal nº 546), Zapping (canal nº 64), Samsung TV Plus (canal nº 2074) e no UOL Play. (UOL)
Para que serve
O Mounjaro (tirzepatida) é indicado para:
- Diabetes mellitus tipo 2 em adultos, quando somente dieta, exercícios físicos e/ou uso de outros antidiabéticos não foram suficientes para controlar os níveis de açúcar no sangue;
- Obesidade em adultos com IMC superior a 30 kg/m2;
- Excesso de peso em adultos com IMC superior a 27 kg/m2, associado a doenças como pressão alta, diabetes mellitus, dislipidemia ou colesterol alto;
Em todos os casos, o Mounjaro deve ser usado em associação com uma dieta balanceada e a prática de exercícios físicos. Veja como deve ser a dieta para diabetes.
O Mounjaro é encontrado na forma de caneta injetável preenchida, com doses de 2,5 mg, 5 mg, 7,5 mg, 10 mg, 12,5 mg e 15 mg, e deve ser usado com indicação do endocrinologista.
Mounjaro para emagrecer
O Mounjaro é aprovado pela Anvisa para emagrecer, indicado para pessoas com obesidade ou sobrepeso, em associação com dieta e prática de atividades físicas.
Veja vídeo