Iniciada no dia 22 de outubro, as obras de reforma da Praça Ipiranga entram na fase de concretagem nesta semana. A reforma faz parte da proposta de revitalização dos espaços públicos e recuperação dos patrimônios históricos da Capital e está orçada em R$311 mil, com previsão de entrega para o próximo ano, no mês de abril, quando se comemora o aniversário de 299 anos de Cuiabá.
Após a fase de concretagem, as obras entram na fase de alvenaria, com instalação dos bancos, pisos. A previsão é que estes trabalhos iniciem no final da próxima.
Segundo o secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa, a equipe de obras está trabalhando com muito afinco para que o espaço seja entregue à população com todas as melhorias propostas no projeto. “Estamos intensificando os trabalhos para que a população seja contemplada com mais um ambiente de lazer de qualidade, onde as famílias cuiabanas poderão desfrutá-lo com segurança e bem-estar,” destaca Stopa.
Ainda de acordo com o secretário, além da reforma da estrutura da Praça, a Prefeitura também realiza o processo de restauração arquitetônica do bem tombado, que tem o objetivo de preservar as características históricas do espaço. “Há uma equipe especializada em restauração executando os trabalhos de recuperação dos bens tombados, entre eles, o chafariz. Este trabalho tem sido realizado com todo cuidado para que as peças sejam entregues com todas as características originais de sua instalação, em 1914”, observa, que salienta à população que as obras são de intuito de conservação.
“O prefeito Emanuel Pinheiro determinou prioridade nas revitalizações desses espaços públicos e patrimônios históricos da Capital, visando que as famílias cuiabanas sejam amparadas com estruturas de lazer, cultura, pois esse processo impacta diretamente na saúde e bem-estar, trazendo mais dignidade a elas e formando um conjunto de melhorias em todas as áreas da gestão pública. Mais um compromisso sendo cumprindo,” elucida José Roberto Stopa.
As obras da Ipiranga contará com a recuperação do coreto, concreto e fiação elétrica, colocação de piso, instalação de rampas de acesso e piso tátil, cumprindo a lei de acessibilidade. Na parte de paisagismo, Palmeiras, Flamboyants, Oitis e Ipês serão plantados, contribuindo para a projeção da sombra no entorno. Em questão das vias das Avenidas, no lado de acesso à Isaac Povóas será alargado. Já os pontos de ônibus localizados em frente ao espaço, não sofrerão mudanças.
Todo pacote de melhorias estão sendo executada entre as Secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Serviços Urbanos. Os recursos são oriundos do Fundo Municipal de Meio Ambiente.
Fonte: Da Redação