Líderes de facção de Mato Grosso são presas em shopping no Rio de Janeiro; veja vídeo

Fonte:

Priscila Moreira Janis, a ‘Mana Isa’ e Ingride Fontinelles Morais, a ‘Mulher do Bruchudo’, foram presas na noite de domingo (3), em um shopping de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. As duas são apontadas como chefes de uma facção criminosa atuante em Sorriso (420 km ao norte de Cuiabá).

De acordo com as informações divulgadas, as prisões foram realizadas pela Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), Delegacia Especializada de Repressão ao Crime Organizado (Draco), com apoio da 12ª Delegacia de Copacabana.

Mana Isa e Ingride estavam foragidas há quase 2 anos, morando em comunidades do Rio de Janeiro. Ingrede foi presa por organização criminosa e tráfico de drogas. Já Mana Isa foi presa por organização criminosa e homicídio.

Além disso, Mana Isa foi alvo da Operação Recovery, deflagrada em 2023 pela Polícia Civil. Ela era namorada de Robson Júnior dos Santos, o ‘Sicredi’. Ele já estava preso no Rio de Janeiro e era apontado como o líder da facção.

Ordenavam crimes em MT

Conforme a investigação da Polícia Civil, apesar de estarem escondidas no RJ, as duas continuavam ordenando crimes em Mato Grosso. Mana Isa se tornou líder da facção em 2022 e atuava em Sorriso.

Conhecida por ser ‘extremamente violenta’ – mesmo para os padrões da facção’, ela causou uma ruptura no grupo criminoso e criou uma facção rival, composta por quem não concordava com a quantidade de ‘salves’ e ‘decretos’.

A divisão da facção causou várias mortes de pessoas envolvidas com crimes em Sorriso.

“A parceria da GCCO e Draco com a Polícia Civil do Rio de Janeiro fortalece e reafirma o compromisso das instituições no enfrentamento às facções criminosas e a recaptura das lideranças de Mato Grosso, ainda que foragidas em outras unidades federativas”, disse o delegado Gustavo Belão, titular da GCCO.

(Gazeta Digital)