A Polícia Civil cumpriu, nesta terça-feira (29), 10 mandados de busca e apreensão durante a Operação Falsa Persona, que investiga um grupo criminoso suspeito de extorquir vítimas por meio de perfis falsos em redes sociais, nos estados de Mato Grosso e do Rio Grande do Sul.
As ordens judiciais foram cumpridas em cinco cidades do Rio Grande do Sul, incluindo casas dos investigados e presídios de Porto Alegre e Charqueadas.
Segundo a polícia, os investigados utilizavam perfis falsos para ganhar a confiança das vítimas e depois ameaçavam divulgar fotos íntimas, muitas vezes montadas, caso não recebessem dinheiro.
Ainda durante as investigações, a Delegacia de Repressão a Crimes Informáticos (DRCI) identificou um grupo do Rio Grande do Sul que agia em todo o país.
Os mandados foram autorizados pelo Núcleo de Inquéritos Policiais (NIPO) de Cuiabá, com base em investigações conduzidas pela Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos (DRCI), da Polícia Civil de Mato Grosso.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/g/z/RRWueMTM2svpTkZuJD8g/whatsapp-image-2025-07-29-at-06.01.37.jpeg)
Grupo ganhava confiança das vítimas e depois ameaçavam divulgar fotos íntimas — Foto: Reprodução
(G1 MT)