Um dos pontos turísticos mais enigmáticos do estado, a Dolina Milagrosa, localizada em , a 220 km de Cuiabá, ainda desafia a ciência e encanta os visitantes. Com águas que mudam de cor e profundidade ainda não totalmente conhecida, o local já foi explorado até 183 metros abaixo da superfície, sem que o fundo fosse alcançado.
O fenômeno geológico conhecido como “dolinamento”, quando o teto de uma caverna desaba e forma um buraco no solo, é responsável pela criação da dolina há milhares de anos. Estima-se que ela tenha surgido após o colapso de uma grande caverna subterrânea.
Um detalhe curioso é que, apesar de estar próxima a um dos principais rios da região, a água da dolina não vem da superfície, mas sim de uma fonte subterrânea. A prova disso é que o leito do rio está acima do nível da dolina, o que impossibilita uma ligação direta.
Outro fenômeno marcante ocorre com as cores da água: verde durante a estação chuvosa, devido à vegetação ao redor, e azul intenso na seca, graças à transparência e profundidade da água.
Dolina Águas Milagrosas (Foto: Divulgação)
As paredes rochosas escondem ainda duas cavernas misteriosas, que, por questões de segurança, não são abertas à visitação. Ainda assim, a Dolina Milagrosa atrai mergulhadores e turistas em busca de contato com um dos cenários naturais mais intrigantes do Centro-Oeste. (Primeira Página)