Uma professora da Escola Municipal Honorato Pedroso de Barros, em Várzea Grande, de 27 anos, registrou um boletim de ocorrência contra a diretora da unidade de ensino por assédio moral. O episódio aconteceu no último dia 30 de junho e o documento policial foi confeccionado na terça-feira (1°).
No documento policial, a educadora narra que foi chamada na diretoria para ser desligada da instituição de ensino. Segundo ela, a demissão aconteceu depois que alunos reclamaram que ela ficava muito tempo no celular.
O descontentamento foi protocolado em ata, mas a professora se recusou a assinar por considerar as informações eram improcedentes. Relatou, também, que a diretora chamava a atenção dela na frente de outros profissionais, gerando constrangimento.
Além disso, a mulher dizia que tinha um irmão investigador da Polícia Civil e se as reuniões pedagógicas fossem gravadas pelo corpo docente, ela pediria para ele investigar a vida da pessoa até encontrar algo comprometedor.
Para a professora, a conduta da diretora configura prática intimidadora, que gera um ambiente de trabalho hostil. O caso é investigado pela Polícia Civil.
OUTRO LADO
Por meio de nota, a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Várzea Grande afirmou que ouvirá as partes envolvidas na ocorrência. Reforçou que não apoia nenhuma atitude de respeito ou ameaça.
“A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer informa que, diante do ocorrido envolvendo servidores da EMEB Honorato Pedroso de Barros, decidiu ouvir as partes citadas em Boletim de Ocorrência nº 2025 208492 de 1º de julho de 2025, para tomar as devidas providências administrativas.
A Secretaria reafirma que não aceita nem apoia nenhum tipo de atitude de desrespeito, ameaça ou práticas intimidadoras no ambiente escolar. A secretaria reforça, porém, que exige compromisso, disciplina, comprometimento e ações efetivas tanto dos servidores efetivos como dos profissionais contratados para o avanço das práticas do ensino/aprendizagem nas unidades escolares da rede municipal de Várzea Grande”. (HNT)