Cuiabá se prepara para primeira onda de frio podendo registrar 13ºC

Fonte:

Preparem os casacos e cachecóis, porque o frio demorou, mas vem aí — e com tudo! A capital mato-grossense, Cuiabá, conhecida pelas altas temperaturas, deve enfrentar uma significativa queda nas temperaturas nesta semana.

Segundo a agência de meteorologia ClimaTempo, a entrada de uma massa de ar frio de origem polar sobre América do Sul deve avançar por todo o país, chegando ao Centro-Oeste. Cuiabá pode registar a primeira menor temperatura do ano com 13º C.

Conforme a ClimaTempo, a mudança no tempo deve começar na quarta-feira (28), quando a temperatura mínima a ser registrada será 18º C e a máxima não deve passar de 26º C. Nesse dia o tempo ficará nublado com possibilidade de chuva durante o dia e à noite.

Na quinta-feira (29), a mínima cai para 15º C e a máxima será de 20º C. A previsão é de sol com muitas nuvens durante o dia e à noite.

Já na sexta-feira (30), a temperatura mínima deve cair mais ainda, podendo chegar a 13º C. A previsão também é de sol no decorrer do dia, mas com muitas nuvens durante o dia e à noite. A temperatura máxima será de 21º C.

No sábado (31), a meteorologia aponta que as temperaturas já devem voltar a subir na capital mato-grossense.

Previsão do Tempo – Cuiabá

Quarta • 28/05
🌧️☁️
Mín: 18ºC | Máx: 26ºC
Nublado com possibilidade de chuva durante o dia e à noite.
Quinta • 29/05
Mín: 15ºC | Máx: 20ºC
Sol com muitas nuvens durante o dia e à noite.
Sexta • 30/05
Mín: 13ºC | Máx: 21ºC
Sol e muitas nuvens ao longo do dia e da noite.
Sábado • 31/05
☀️
Temperaturas em elevação  Aquecimento gradual na capital mato-grossense.

O que vai provocar a mudança no tempo?

O grande diferencial desta massa de ar frio é que ela deve ter características continentais. Isso quer dizer que o ar de origem polar vai se deslocar pelo interior da América do Sul e não sobre o oceano, segundo a ClimaTempo.

“A maioria das massas de ar frio que chegam ao Brasil passam mais tempo sobre o oceano e isso enfraquece o poder de resfriamento. Uma massa de ar frio continental normalmente tem pouca umidade, fazendo com que seu potencial de resfriamento seja muito maior. São as massas de ar frio continentais que conseguem levar o ar gelado para o interior do Brasil, causando temperaturas realmente baixas no interior do Sudeste, no Centro-Oeste e também o fenômeno da friagem em parte da região Norte”.

Recordes de baixa temperatura

Com as projeções atuais da intensidade desta onda de frio, os primeiros dias de junho serão com muitos recordes de baixa temperatura nos estados do Sul, em muitas áreas do Sudeste do Centro-Oeste e também em parte da região Norte. (Primeira Página)