Um homem de 42 anos foi detido após ser flagrado dentro da Gruta da Lagoa Azul, que está interditada há 23 anos devido à degradação da área, nessa terça-feira (6), em Nobres, a 151 km de Cuiabá. De acordo com a Polícia Militar (PM), o homem teria ido ao local com o intuito de apresentar a gruta para a namorada, de 17 anos, que também foi encaminhada à delegacia.
Conforme o boletim de ocorrência, o casal foi flagrado dentro da gruta durante uma operação, cumprida pela PM, com o apoio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), por volta de 13h.
Em imagens publicadas pelo suspeito nas redes sociais é possível ver o homem dentro do local, com os braços abertos em cima de uma pedra. Na legenda, ele ainda compartilhou a localização da gruta, incentivando a visitação no ponto turístico, que segue sendo alvo de visitação descontrolada, mesmo com a interdição.
À polícia, o homem informou que sabia que a visitação no local é proibida, mas se justificou dizendo que foi até a gruta para levar a namorada adolescente que não conhecia a área.
O homem e a adolescente foram encaminhados à Delegacia de Nobres, onde o boletim de ocorrência foi registrado.
A gruta é o principal alvo de turistas e dos passeios irregulares. Em março de 2024, o g1 mostrou que diversas denúncias foram registradas contras guias clandestinos por promoverem passeios irregulares na gruta, sem informar os turistas sobre a proibição. Na época, o valor da visita chegava a custar R$ 250 por pessoa. Em 2023, o jogador Deyverson, e a esposa dele, também visitaram a gruta. À época, o jogador compartilhou fotos do passeio romântico nas redes sociais.
Atualmente, os passeios seguem acontecendo sem autorização organizado por guias clandestinos da cidade. Há um mês, seis turistas e um guia de turismo foram detidos no interior da gruta. No entanto, todos foram liberados.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/K/4/5kGGncTDaKeI9OD3mXkw/img-6187.jpg)
Gruta da Lagoa Azul, em Nobres (MT) — Foto: Divugulgação
Em nota, a Sema disse que as multas para a visitação passaram a ser aplicadas a partir neste ano, com a publicação da Portaria n°152/2025, de 6 de fevereiro, que dispõe sobre a proibição da visitação pública na Unidade de Conservação Parque Estadual Gruta da Lagoa Azul. (Fonte: G1 MT)