As ações da Defesa Civil de Cuiabá vêm sendo fortalecidas com o apoio de bombeiros militares por meio do Programa Atividade Delegada, da Prefeitura Municipal. O programa garante pagamento adicional a profissionais do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) que, em seus dias de folga, atuam em ações essenciais voltadas à segurança da população.
O secretário municipal de Defesa Civil, coronel Alessandro Borges, destacou a importância da iniciativa. Segundo ele, a atividade delegada é essencial por ampliar a capacidade de resposta e prevenção.
“Por exemplo, no projeto do prefeito Abilio Brunini, que disponibiliza as escolas à comunidade nos finais de semana, é necessária uma equipe de prevenção aquática. E os bombeiros estão presentes para garantir essa segurança. Em outros eventos, também atuam com equipes de resgate”, afirmou.
Os militares são remunerados com recursos municipais para trabalhar em ambientes que demandam atenção especial em escolas e comunidades, garantindo resposta rápida em emergências. Além disso, os profissionais atuam em áreas de risco, tanto urbanas quanto rurais, realizando vistorias técnicas, simulações de emergência, campanhas educativas e operações em situações críticas, como enchentes, desmoronamentos e vazamentos. Também prestam assistência a desabrigados com suporte logístico e ajuda humanitária.