A captação de órgãos e tecidos de uma paciente de 56 anos teve como desfecho um transplante inédito: é a primeira vez que moradores de Cuiabá são beneficiados por órgãos captados no Hospital Municipal Dr. Leony Palma de Carvalho (HMC).
O procedimento que ocorreu nessa quinta-feira (1º), mobilizou equipes locais e interestaduais. Foram captados o fígado, os dois rins e as córneas da doadora. A operação transcorreu dentro da normalidade e sem intercorrências.
O rim direito e as córneas foram destinados para transplantes em pacientes de Cuiabá. Já o rim esquerdo foi enviado ao Rio Grande do Sul.
O fígado foi levado para Campo Grande, por isso, a equipe médica foi composta por dois cirurgiões e um enfermeiro de Mato Grosso do Sul.
De acordo com a direção da unidade hospitalar, o transplante de um órgão captado na própria cidade, demonstra o avanço da estrutura de saúde e da capacidade técnica do hospital.
Para homenagear a generosidade da família da doadora, foi formado um corredor humano entre as Unidades de Terapia Intensiva e o Centro Cirúrgico, com a presença de colaboradores do hospital. O gesto simbolizou o respeito e a gratidão por uma atitude que representa amor e esperança. (Primeira Página)