O vereador por Cuiabá, Rafael Ranalli (PL), disse que deseja que as facções “façam justiça” na prisão contra Benedito Anunciação de Santana, padrasto de Heloysa Alencastro, de 16 anos, apontado como mandante do assassinato da adolescente. Ranalli, autor da “Lei do Abate”, projeto que concede honrarias a policiais que executarem criminosos, chamou o suspeito de “monstro” e destacou que Benedito transformou o filho em um “assassino” ao envolvê-lo na trama do caso Heloysa.
“Eu sou totalmente contra facções, vocês sabem minhas bandeiras, mas que as facções façam a justiça no presídio com esse vagabundo, com esse monstro”, disparou o vereador na sessão ordinária desta quinta-feira (24).
Ranalli alfinetou os deputados estaduais que são favoráveis a liberação dos “mercadinhos” nas penitenciárias – pauta reprovada pelo governador Mauro Mendes (UB) que segue sem resolução na Assembleia Legislativa (ALMT) – e elogiou a senador Margareth Buzetti (PSD), autora do pacote antifeminicídio que endureceu as penas a condenados pela morte de mulheres.
“Cadê os deputados federais defendendo penas mais duras?”, questionou o vereador. “A gente vê lá, até parabenizar a senadora Buzetti, que por vezes a gente vê ela saindo em defesa de uma punição mais agressiva, mais dura, dos vagabundos, dos bandidos, essa é a nomenclatura”, emendou Ranalli.
O vereador disse que sua fala era para representar a Comissão da Criança e Adolescente, da qual está presidente, e voltou a engrossar o tom contra Benedito por envolver o filho e dois menores na morte de Heloysa, os “transformando” em assassinos.
“Queria usar esse espaço, sim, para principalmente eu, que faço isso corriqueiramente aqui, parabenizar a equipe da Polícia Civil, e isso tem que se destacar, um crime desvendado em questão de horas, horas, estava com esse vagabundo na mão, esse vagabundo que transformou o filho em assassino, transformou o filho e mais dois meninos em assassino”, concluiu Ranalli.
PADRASTO AGIU FRIAMENTE
Segundo a Polícia Civil, Benedito cooptou o filho e dois menores, colegas de escola de Gustavo para o crime. Em seu depoimento, o jovem se disse decepcionado pelo pai não assumir que ordenou a morte de Heloysa. A adolescente foi estrangulada com o cabo de um carregador de celular USB e o corpo desovado em um poço no Ribeirão do Lipa. A mãe da vítima, S.A.A, de 40 anos, foi brutalmente espancada pelos suspeitos. A perícia indicou que a mulher sofreu lesões graves.
PAI E FILHO ESTÃO PRESOS COM “SANDRO LOUCO”
Benedito e Gustavo ficarão presos preventivamente em celas separadas no raio 8 da Penitenciária Central do Estado (PCE), considerado de segurança máxima, mesma unida onde está detido o líder do Comando Vermelho em Mato Grosso, Sandro Rabelo, o “Sandro Louco”. Pai e filho responderão por feminicídio, roubo majorado e ocultação de cadáver.
VEJA VÍDEO
(HNT)