A Arquidiocese de Cuiabá, comandada pelo arcebispo metropolitano Dom Mário Antônio, afirmou que o papa Francisco, que morreu no início da manhã desta segunda-feira (21), no Vaticano, aos 88 anos, “marcou a história”.
Em nota, Dom Mário ressaltou o espírito simples que marcou o papado de Francisco e a busca pela promoção da paz mundial. Além disso, destacou que seu período de 12 anos à frente da igreja Católica marcou a história da igreja.
Francisco foi o primeiro papa das Américas e assumiu o posto em 13 de março de 2013. Nascido como Jorge Mario Bergoglio, ele enfrentava problemas respiratórios e ficou internado por mais de um mês entre fevereiro e março deste ano.
A Arquidiocese de Cuiabá, em comunhão com toda a Igreja no mundo, manifesta profundo pesar pelo falecimento do Papa Francisco, o 266º sucessor de São Pedro.
Homem de fé inabalável, pastor próximo do povo e incansável promotor da paz, do diálogo e da misericórdia, o Papa Francisco marcou a história da Igreja com seu testemunho de simplicidade evangélica, cuidado com os pobres, zelo pela Casa Comum e firme chamado à sinodalidade. Seu pontificado foi uma luz para os tempos de incerteza, guiando o povo de Deus com palavras e gestos inspirados no Evangelho.
Neste momento de luto e oração, unimo-nos ao Colégio dos Cardeais, ao clero, aos religiosos, às religiosas e a todos os fiéis do mundo inteiro, agradecendo a Deus pela vida e missão do Santo Padre Francisco. Rogamos ao Senhor que o acolha na plenitude de Sua paz e misericórdia, e à intercessão de Nossa Senhora Aparecida, Mãe da Igreja, confiamos o descanso eterno daquele que nos ensinou a caminhar como irmãos.
Dom Mário Antonio da Silva
Arcebispo Metropolitano de Cuiabá
Arquidiocese de Cuiabá
“Que eles sejam um em Nós” (Jo 17,21) (Midianews)