O cirurgião-dentista Dr. Thyago Munoz de Freitas Batista, servidor concursado da Secretaria Municipal de Saúde e responsável técnico pela Unidade de Saúde do Parque Atalaia, em Cuiabá, denunciou ter sido agredido fisicamente por um paciente nesta terça-feira (16), enquanto exercia suas funções. O caso foi registrado em boletim de ocorrência e expôs, segundo o profissional, um cenário de esgotamento e humilhação.
De acordo com o relato, publicado em vídeo, o agressor teria entrado na sala de atendimento da médica da unidade exaltado, exigindo acesso aos seus exames sem antes passar pela recepção. Após ser orientado a buscar os documentos no balcão, ele teria iniciado uma série de insultos a funcionários do setor. Diante da situação, o Dr. Thyago, que atua também como gestor da unidade, tentou intervir para apaziguar o conflito.
“Eu peguei os resultados do exame enquanto ele gritava ainda comigo e disse, aqui estão os exames, a médica está te esperando na sala dela para concluir a consulta. Ele me xingou de filho da… mandou eu tomar naquele lugar, amassou o exame e jogou em mim. Eu me abaixei para poder pegar o exame e devolvê-lo, sem falar mais nada e no que eu levantei eu tomei um tapa no rosto.”, relatou o dentista.
O profissional afirmou ter registrado boletim de ocorrência, representado formalmente contra o agressor e realizado exame de corpo de delito. “E eu tive que registrar boletim de ocorrência, representei ele, tive que fazer corpo de delito, porque tomei um tapa no rosto e estou assim, numa situação extremamente desgastada, me sentindo humilhado, me sentindo um nada”, desabafou.
Por meio de nota, o Sindicato dos Odontologistas do Estado de Mato Grosso (SINODONTO) repudiou o ocorrido e se colocou a disposição para as medidas legais e apoio psicológico.
LEIA A NOTA NA ÍNTEGRA
O SINODONTO, vem publicamente manifestar seu irrestrito apoio e profunda solidariedade ao cirurgião-dentista Dr. Thyago Munoz de Freitas Batista, servidor público concursado da Secretaria Municipal de Saúde e Responsável Técnico da Unidade de Saúde do Parque Atalaia.
Expressamos nossa veemente indignação e repúdio ao ato de extrema covardia e violência sofridas pelo Dr. Thyago no dia 15.04.2025 quando, no exercício de sua nobre função e em um gesto de auxílio ao referido usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) para a conclusão de sua consulta médica, foi agredido.
Recebemos com profunda consternação e absoluta intolerância a notícia desta agressão. É inaceitável que um profissional de saúde, dedicado ao cuidado e bem-estar da população, seja alvo de tamanha violência enquanto cumpre seu dever com ética e profissionalismo.
Acreditamos firmemente que atos como este atentam não apenas contra a integridade física e moral do Dr. Thyago, mas também contra os princípios fundamentais de respeito, civilidade e a própria essência do serviço público de saúde.
Diante deste lamentável ocorrido, o SINODONTO declara seu integral apoio ao Dr. Thyago Munoz de Freitas Batista e se coloca à disposição para todas as medidas legais e de apoio psicológico que se fizerem necessárias.
Reiteramos nosso compromisso com a defesa dos profissionais de saúde e com a promoção de um ambiente de trabalho seguro e respeitoso, essencial para a qualidade e a humanização do atendimento à população. (HNT)