O secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec), Carlos Avalone, afirmou que o Complexo Turístico da Salgadeira será reaberto à população no dia 11 de março de 2018.
"Em 11 de março do ano que vem a Salgadeira vai estar pronta. A Salgadeira é emblemática para Cuiabá e para a Chapada dos Guimarães", afirma o gestor.
O governo do Estado e o Ministério Público Estadual (MPE) firmaram novos aditivos ao Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado em 18 de novembro de 2011, para recuperar e revitalizar o local preparando o ponto turístico.
O TAC de agora revoga as cláusulas anteriores e renova as obrigações dos envolvidos, já que o projeto não foi finalizado. Segundo o MPE, “consta de diversas vistorias e relatórios técnicos, que as obras não foram finalizadas e parte do que foi executado, diante do abandono, encontra-se praticamente sem utilidade”.
O próprio governo do Estado tenta a retomada da obra alegando que “a situação de abandono do complexo tem causado sérios riscos de danos irreparáveis ao meio ambiente, em razão das constantes invasões no local, promovidas pela população. Também prejudicam o local a falta de manutenção, a proliferação de focos de dengue, entre outros itens, que exigem a urgente necessidade de retomada das obras”, diz a promotora Ana Luiza Ávila Pertelini de Souza, que editou o TAC. Outra alegação do Estado é sobre o iminente risco de perda dos recursos financeiros junto ao Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).