Covid volta a crescer no Brasil e tem aumento de 68% nos casos em janeiro

Fonte:

Em janeiro de 2025, o Brasil registrou o maior número de casos de Covid dos últimos dez meses, com 23.512 diagnósticos somente na terceira semana do mês, conforme dados do Ministério da Saúde.

O aumento no número de casos começou nas últimas semanas de 2024 e se intensificou em janeiro de 2025. Em relação a dezembro, houve um crescimento de 68% nos diagnósticos, totalizando 72.846 casos no mês. O último grande pico foi registrado em março de 2024.

Além disso, o número de mortes também subiu. Entre as três e quatro semanas de janeiro, foram contabilizados 310 óbitos. Esse aumento reforça a necessidade de vacinação e de adoção de medidas preventivas, especialmente para grupos vulneráveis.

O infectologista Werciley Saraiva Vieira Junior alerta que os sintomas da Covid continuam semelhantes aos de resfriado e gripe, como febre, tosse seca, cansaço e dor de garganta. Diarreia e chiado no peito também são comuns. A recomendação é realizar o teste entre o terceiro e o quinto dia após os primeiros sintomas.

A principal medida de prevenção contra formas graves da doença é a vacinação. O Ministério da Saúde também recomenda o uso de máscaras em locais fechados, higienização das mãos e manter ambientes ventilados.

Para saber se o calendário de vacinação está em dia, basta acessar o aplicativo ConecteSUS, que registra o histórico de imunização. Fonte: Folha do Estado