Uma equipe do Corpo de Bombeiros estendeu uma corda entre uma ponte e um barranco de terra e resgatou dois idosos e três crianças que estavam ilhados em uma propriedade rural, em Confresa, a 1.160 km de Cuiabá, nessa sexta-feira (17).
De acordo com os agentes da corporação, as vítimas ficaram presas no local após uma inundação atingir a casa da família e danificar a ponte de madeira sobre o riacho que dá acesso ao local.
Em um vídeo gravado por uma das vítimas é possível ver o momento em que os bombeiros realizam o resgate. No local, a água subiu mais de um metro e um dos militares precisou usar colete salva-vidas para salvar as vítimas.
Veja vídeo:
Durante a ação, um dos bombeiros permaneceu na margem do riacho, auxiliando os idosos e as crianças a entrarem na água, enquanto outro nadava ao lado deles até a margem oposta, onde ainda restava uma parte da ponte.
Após o resgate, as vítimas foram levadas até a área urbana do município, onde os outros familiares moram.
Situação de emergência
Confresa é um dos 14 municípios de Mato Grosso que decretaram situação de emergência nesta semana devido às fortes chuvas. O grande volume de água causou alagamentos e inundações em diversas regiões, deixando várias famílias em situação de risco.
Segundo informações do Corpo de Bombeiros, nove militares atuaram neste sábado no município realizando resgates. A operação contou com o apoio de três viaturas e uma embarcação para atender às ocorrências e resgatar moradores afetados pelos alagamentos.
Um dos casos aconteceu no Assentamento Independente, onde uma família ficou isolada em uma propriedade rural, localizada às margens de um riacho na encosta de um morro.
Na manhã deste sábado (18), um grupo de crianças comemorou a chegada de uma equipe do Corpo de Bombeiros, em Paranatinga, a 411 km de Cuiabá. A cidade ficou inundada após o Rio Paranatinga e o Rio Xavantino transbordarem, nessa sexta-feira (17).
Imagens registradas pelos próprios militares mostram a equipe chegando de barco, enquanto uma das crianças celebra dizendo que ‘o bombeiro chegou‘ (veja acima).
De acordo com os bombeiros, um acumulado de 135mm de chuva em 24 horas deixou cinco bairros alagados. Ao todo, 71 famílias ficaram desabrigadas.
Os militares se deslocaram para a região da feira central, um dos locais mais afetados pelas enchentes. A paróquia Matriz de São Francisco Xavier foi transformada em um abrigo para acolher as famílias desabrigadas
Chuvas intensas estão atingindo Mato Grosso nas últimas semanas e tem causado estragos pelo estado. Segundo a Defesa Civil de Mato Grosso, 13 municípios estão sob situação de emergência.
Veja municípios de MT que declararam situação de emergência:
- Rio Branco
- Salto do Céu
- Paranatinga
- Cuiabá
- Nova Nazaré
- Alto Paraguai
- Luciara
- Chapada dos Guimarães
- Água Boa
- Arenápolis
- Itaúba
- Nova Brasilândia
- Vila Rica
- Confresa
Fonte: G1 MT