Defesa Civil de MT emite alerta para 137 municípios em razão das chuvas intensas

Fonte:

A Defesa Civil de Mato Grosso emitiu um alerta quanto à previsão de chuvas intensas para 137 municípios, ou seja, majoritariamente quase todo o território do estado é sob risco nesta terça-feira (14). Somado a isso, o órgão reforçou seu compromisso com o levantamento de danos, mapeamento e monitoramento de áreas críticas em municípios que já sofrem com os impactos dos alagamentos por meio do Vigia Mais.

O aviso segue as instruções do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que está com alerta laranja por quase todo o Estado e sugere perigo e risco de rajadas de vento, corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Somente nesta terça, a Defesa Civil do Estado mobilizou duas equipes para atender os municípios da região de Salto do Céu (303 km de Cuiabá) e Rio Branco (335 km de Cuiabá), com levantamento de danos e mapeamento das áreas de risco. O Comando Regional do Corpo de Bombeiros de Cáceres (217 km de Cuiabá) também foi acionado para prestar apoio na região.

Em Rio Branco, uma ponte de madeira foi destruída pela forte correnteza do rio; em Nortelândia (228 km de Cuiabá), a orla do rio que banha a cidade já foi tomada pela água e ameaça avançar sobre as casas próximas ao local. Já em Tangará da Serra (252 km de Cuiabá) e na própria Cuiabá, muitas famílias perderam bens nas enchentes.

A equipe estadual orientou as prefeituras a alertarem e retirarem a população de eventuais áreas de risco e a definirem um abrigo temporário para essas famílias desalojadas momentaneamente.

A situação nos municípios segue monitorada pela sala de controle da Defesa Civil estadual, com apoio de câmeras do programa Vigia Mais MT. Fonte: Leiagora