Abilio visita bairros alagados e aciona Assistência Social para apoiar famílias afetadas; prefeitura estuda pagar auxílio a vítimas

Fonte:

O prefeito Abílio Brunini determinou, neste domingo (12), que a Defesa Civil avalie, com urgência, as medidas que poderão ser adotadas para minimizar os efeitos das chuvas nos bairros de Cuiabá.

Devido ao forte temporal, avenidas e ruas foram alagadas, o que impediu a livre circulação de pedestres e veículos, e várias pessoas ficaram prejudicadas com a perda de bens materiais.

Ao visitar o bairro São Mateus na noite deste domingo, o prefeito Abílio Brunini determinou que a Secretaria Municipal de Assistência Social avalie, com urgência, as políticas públicas que podem ser implementadas para auxiliar os moradores afetados.

“Primeiro, vamos atender as pessoas que estavam em casas alagadas, retirando-as das áreas de risco. Estamos em diálogo com a Defesa Civil e a Assistência Social do Estado para nos auxiliarem. Nas últimas 24 horas, registramos 91 milímetros de chuva, um índice acima da média”, afirmou Abílio Brunini que visitou os principais pontos de alagamento na noite de ontem.

Outra medida, de acordo com o secretário de Proteção e Defesa Civil, coronel Alessandro Borges Ferreira, é retirar os moradores de áreas de risco, aquelas consideradas impróprias para moradia devido à vulnerabilidade a desastres naturais.

O secretário de Obras Públicas, Reginaldo Teixeira, explicou que, desde a primeira semana de janeiro, a prefeitura tem intensificado ações para desobstruir bocas de lobo e bueiros. Entre as ações realizadas, destacam-se a limpeza de quatro caixas coletoras localizadas nas avenidas Tenente Coronel Duarte (Prainha), Generoso Ponce, Pedro Celestino e Maria Taquara, com a remoção de aproximadamente 300 quilos de lixo. Esse cronograma de desobstrução continuará nas próximas semanas.

“Com base nas orientações técnicas da Defesa Civil, tomaremos todas as medidas necessárias para garantir infraestrutura e segurança ao povo cuiabano”, destaca o secretário de Obras.

Foto: Rennan Oliveira

Auxílio

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), estuda fornecer um auxílio de R$ 1 mil para famílias afetadas pela enchente após a forte chuva deste domingo (12), na Capital. O pagamento do benefício seria numa única parcela para ajudar as famílias que perderam tudo com a água. O número preliminar é de 150 núcleos familiares afetados, conforme informou o gestor em coletiva de imprensa, na manhã desta segunda-feira (13), no Palácio Alencastro.

“A logística mais fácil é fazer o cadastramento dessas famílias e encaminhá-las um auxílio do que ter que visitar, ver material e quando chega ajuda é tarde. Estamos tentando buscar a desburocratização desse processo”, disse o chefe do Executivo municipal.

Além disso, conforme já reportado pelo HiperNotícias, Abilio esteve nos locais atingidos ainda na noite de domingo e também estuda decretar situação de emergência na cidade, visto que há previsão de mais chuvas para os próximos dias.

Segundo o prefeito, o decreto é para que a Secretaria de Ordens Públicas (Sorp) faça contratações emergenciais e possa trabalhar com celeridade nos bairros afetados. No domingo, Abilio passou pelo Jardim Eldorado, Boa Esperança e São Mateus e caminhou com água na altura da cintura.

“O secretário de Obras já está com urgência contratando quatro equipamentos para fazer a limpeza das bocas de lobo. Isso só é possível fazer por causa da situação de emergencial. Se tivesse sem a chuva não poderíamos fazer dessa forma, teria que fazer processe licitatório que demora entre três e seis meses”, explicou. (Com HNT)