Diante do crescimento das facções criminosas em Mato Grosso, o governador Mauro Mendes teria decidido demitir o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Corrêa Mendes, um dia antes de lançar o programa “Tolerância Zero ao Crime”.
O cargo será assumido pelo coronel Cláudio Fernando Carneiro Tinoco. A decisão teria sido tomada após uma reunião tensa entre o governador e o comandante, onde Mendes expressou insatisfação com o avanço do crime organizado e cobrou ações mais efetivas.
O governador, que planeja disputar uma vaga ao Senado em 2026, avalia que os números da segurança pública não são satisfatórios. Em nota, Mendes prometeu apresentar uma série de ações para reestruturar a segurança pública.
O coronel Alexandre Mendes, que possui aspirações políticas, vinha usando redes sociais para divulgar ações comunitárias realizadas pela PM, o que gerou incômodo dentro da corporação. Em sua carta de despedida, Mendes criticou a legislação penal brasileira, alegando que favorece a impunidade.
“Nesta luta, imperioso afirmar que não houve negligência ou qualquer ponta de o issão. Covardia, jamais. Demos a testa a essa luta com os meios e a profundidade que a legislação permite. E aqui reside a questão: Prendemos muito, mas temos uma legislação obscena em matéria de impunidade, sejamos francos”, escreveu o coronel.
(Folhamax)