A vereadora eleita Paula Calil (PL) ganhou força para a eleição da Mesa Diretora da Câmara de Cuiabá. A parlamentar, que é novata, tem o apoio do prefeito eleito Abilio Brunini (PL) para encabeçar uma chapa na disputa interna da Casa.
O bolsonarista havia dito que não iria interferir no pleito no Legislativo cuiabano, mas teria mudado de opinião após receber informações de que um grupo de lideranças ligadas ao deputado estadual Eduardo Botelho (União), ao ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD) e ao PT estariam se articulando para garantir o comando da Câmara no primeiro biênio da próxima legislatura.
Abílio disse que o objetivo deste grupo seria assumir a Mesa Diretora para dificultar os dois primeiros anos de sua gestão.
Para tanto, Botelho, Fávaro e líderes do PT estariam cooptando os vereadores Jefferson Siqueira (PSD), Marcos Brito Júnior (PV), Marcrean Santos (MDB) e Adevair Cabral (Solidariedade), com o objetivo de que eles formem uma chapa para disputar a Mesa.
Diante disso, Abilio já “mexe os pauzinhos” para garantir que Paula Calil, irmã do deputado estadual Faissal Calil (Cidadania), seja a presidente.
“Ouvimos aí do Jefferson [Siqueira], junto com uma liderança ligada ao PT, ao Fávaro, ao Botelho… A gente está sabendo que uma turma do Botelho, uma turma do Fávaro, está ligada ao Jefferson, Marcos Brito, Marcrean, Adevair Cabral e outros vereadores. Estão se movimentando e tem uma interferência externa. Antes, eu ficaria tranquilo aqui com a Câmara do jeito que está. Mas, hoje, com essa interferência externa para o Poder Legislativo tentar colocar alguém na presidência que vai tentar me atrapalhar na gestão, ou pelo menos me dar dois anos de mandato no início bem dificultosos, me acendeu um alerta”, disse Abilio nesta terça-feira (5).
Neste sentido, tem crescido nos bastidores o movimento para que a eventual chapa encabeçada por Paula seja composta apenas por mulheres.
VETERANOS E NOVATOS – Um grupo formado por 14 vereadores, sendo a maioria de novatos, se uniu para discutir a eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Cuiabá.
Os parlamentares trabalham a formação de uma chapa para garantir a presidência da Casa para o primeiro biênio da nova legislatura, que se inicia em 1º de janeiro de 2025.
A expectativa é de que eles anunciem a chapa ainda nesta semana.
Entre os componentes do grupo estão Samantha Iris (PL), esposa do futuro gestor; Paula Calil (PL), irmã do deputado Faissal Calil (Cidadania), que atuou como coordenador-geral da campanha de Abilio; e ainda Cezinha Nascimento (União), que, ao lado do seu irmão, o deputado estadual Elizeu Nascimento (PL), vestiu a camisa do liberal no segundo turno das eleições na Capital.
Entre os novatos que integram o grupo, além de Samantha e Paula, estão Baixinha Giraldelli (SD), Dra. Mara (Podemos), Katiuscia Mantelli (PSB), Maria Avallone (PSDB), Daniel Monteiro (Republicanos) e Rafael Ranalli (PL).
Fonte: Diário de Cuiabá