Formada em Ciência da Computação, a cuiabana Mari Sales deixou de lado a área das exatas para se dedicar ao universo da escrita de livros de ficção adulta. Com uma rotina regrada de mais de oito horas diárias dedicadas à escrita, Mari se tornou a 3ª escritora mais lida da plataforma de assinatura Kindle Unlimited no Brasil nos últimos dez anos.
O processo de escrita começou de forma casual. Ao ajudar um amigo que precisava de dinheiro, Mari utilizou suas técnicas de TI para conhecer e auxiliá-lo na publicação de uma obra na plataforma de assinatura para leitores.
Após entender como o sistema de publicação funcionava, a cuiabana decidiu experimentar e expor suas obras no espaço tempos depois, tomou gosto pelo processo e, com pouco mais de 8 anos desde a mudança de profissão, já conta com mais de 120 livros publicados na plataforma.
“Mudei as linhas de código pra história de romance. Eu ficava o dia inteiro também digitando código, trabalhando, fazendo manual, fazendo atendimento com cliente, levantamento de dados. E eu trouxe isso e adaptei para escrita: Como que eu vou escrever um livro? Quais são os temas? Quais são as emoções que eu preciso despertar para entregar isso para o leitor?”, declara.
Leitora de sagas de ficção, Mari baseou sua primeira história em um episodio real. Após se casar, mudou-se para Campo Grande (MS) e tempos depois, quando já estava grávida, sentiu, no final da missa de 7°dia do avô do marido, a bolsa gestacional estourar.
O episodio inusitado foi revisitado, adaptado e publicado. Logo em seguida novas histórias foram surgindo inspiradas em notícias, temas tratados na terapia ou por meio de reflexões sobre diversos assuntos do dia a dia.
“Falo que quem transforma a escrita em rotina não tem golpeio criativo. Porque hoje eu exercito a minha criatividade vendo matérias, lendo notícias, fazendo análise de mercado editorial. Então olho os lançamentos de todo mundo, fico antenada em tudo que está nesse meio da Amazon”, relata.
O mercado editorial para novos escritores
Com dez anos de existência do mercado literário brasileiro, o Kindle Unlimited é um serviço de assinatura para leitura digital da Amazon. Com o pagamento do plano mensal de R$ 19,90, os assinantes têm acesso a todo o catálogo presente na plataforma de forma ilimitada.
Com mais de 3 bilhões de livros publicados mundialmente, o Kindle Unlimited é o serviço de assinatura literária digital mais utilizado pelos brasileiros, segundo o levantamento “Panorama do Consumo de Livros”, realizado pela Nielsen BookData e encomendado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) em dezembro de 2023.
Entre os livros mais lidos na plataforma, estão, segundo levantamento realizado pela Amazon, “Harry Potter e a Pedra Filosofal” (J.K. Rowling), “Orgulho e Preconceito” (Jane Austen) e “Corrupt” (Penelope Douglas).
Quanto aos gêneros literários mais buscados entre os assinantes, as obras de romance ganham destaque, com cerca de 66% de busca na plataforma.
“A tendência é aumentar essa quantidade de leituras [romance], porque conforme as mulheres vão fazendo 18 anos, vão entrando na faculdade e conversando com outras, elas vão ter acesso a esses livros. E está se popularizando cada vez mais”, afirma Mari.
A cuiabana também aparece na lista como a terceira autora mais procurada pelos assinantes brasileiros. Mari fica atrás de nomes como D.A. Lemoyne e Jéssica Macedo.
A única veterana na lista é a escritora britânica autora da saga Harry Potter, J.K. Rowling, que aparece em décimo lugar.
Mudança de carreira
Apesar da alta produtividade e do grande número de obras publicadas, Mari afirma que o rendimento é fruto da dedicação à escrita.
“Para você ser conhecida e ser buscada, você precisa estar sempre publicando. Eu sempre estou escrevendo, tenho uma rotina e sempre estou exercitando. As minhas 8 horas de trabalho são bem consumidas e bem executadas para ter essa desenvoltura e estar sempre publicando”, declara.
Com a constância na escrita, ela afirma que o tempo médio para a finalização e publicação das obras leva em torno de 12 a 17 dias de trabalho. Se houver um bom desempenho, o livro pode render ao autor de R$ 5 mil a 50 mil no ano de lançamento.
Apesar do alto rendimento, Mari conta que no início do projeto precisou buscar ajuda profissional para lidar com a mudança de carreira.
“Fui atrás de autoconhecimento, de terapia, até porque eu estava mudando de profissão, com 30 anos e dois filhos. Em 2018 foi quando fiz a transição. Eu realmente larguei a TI e fiquei na escrita”
Atualmente, a cuiabana busca incentivar outros leitores por meio de uma comunidade nas redes sociais com o projeto Desafio Mari Sales, no qual dá dicas a novos autores e troca conhecimentos e estratégias para a produção de novas obras.
Fonte: Midianews