A Justiça do Chile negou recurso do Ministério Público e manteve a absolvição do empresário Rodrigo Del Valle Mijac da acusação de ter matado a modelo cuiabana Nayara Vit.
De acordo com o site Chile Visión, a decisão foi tomada nesta semana pela Corte de Apelação de Santiago, de forma unânime.
Nayara morreu no dia 7 de julho de 2021 ao cair do 12º andar do prédio onde morava com Rodrigo, um edifício de alto padrão Bairro no Bairro Las Condes, em Santiago.
O empresário foi absolvido no dia 25 junho deste ano em decisão conjunta de três juízes do Terceiro Tribunal Oral de Santiago.
O Ministério Público pedia que ele fosse condenado a uma pena de 20 anos de prisão por feminicídio.
Os magistrados criticaram o trabalho policial e argumentaram “falta de provas” para ordenar a absolvição, determinando a soltura de Rodrigo. Ele estava preso desde o dia 13 de abril de 2023.
Nayara morava havia 16 anos no país vizinho e tinha um relacionamento de oito meses com Rodrigo, que era diretor de uma empresa de tecnologia.
O caso
O empresário alegou que, no dia dos fatos, a modelo estava sob efeito de álcool e de derivados de anfetamina.
Segundo ele, Nayara passou correndo e se jogou da janela enquanto ele estava na sala.
A família da modelo, no entanto, jamais acreditou nessa versão e usou as redes sociais para cobrar que a Polícia do País investigasse o caso com rigor.
Eles estranharam as circunstâncias da morte e desconfiaram que o empresário pudesse estar envolvido.
Quase dois anos depois, Rodrigo Mijac foi preso suspeito de feminicídio. O pedido, feito à época pelo Ministério Público, foi aceito pela magistrada Ximena Alejandra Rivera Salinas do Quarta Vara da Garantia de Santiago.
De Cuiabá para o Mundo
Nayara nasceu e morou em Cuiabá por 15 anos. Filha do casal Allen Marcos Vit e Eliane Marcos Vit, ela tinha dois irmãos – Gabriel e Guilherme Vit. Ela deixou uma filha pequena.
Apesar de desconhecida em Cuiabá e no Brasil, Nayara era uma celebridade no Chile.
Ela ganhou notoriedade em 2015, quando ingressou passou a participar do programa “Toc Show”, exibido de segunda a sexta-feira no canal TV +, em horário nobre.
Fonte: Midianews