A cidade de Santa Terezinha (831 km de Cuiabá) foi apontada como município com a segunda pior internet do Brasil, obtendo a nota de 13,26 pontos, conforme novo recorte da pesquisa do Índice de Progresso Social do Brasil (IPS Brasil) em parceria com outras entidades. O município também já foi apontado com a coleta de lixo mais inadequada do Brasil, em 2024, conforme o Censo Demográfico de 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A líder do ranking com a pior cobertura foi Uiramutã (RR) com nota de 12,39 pontos. Já o terceiro lugar foi ocupado pela cidade de Vereda (BA), com nota de 14,58 pontos. O indicador analisa vários componentes de desenvolvimento social nos 5.570 municípios do país e, neste recorte, mediu a cobertura de internet móvel (4G/5G), segundo a densidade de banda larga fixa, de telefonia móvel e a qualidade da rede móvel.
Conforme o levantamento, dos 5.570 municípios brasileiros, só 84 tiveram nota igual ou maior que 80. Outras 1.199 cidades tiveram nota abaixo de 51 pontos. A média do Brasil ficou em 69,77.
O estudo foi desenvolvido pelo IPS Brasil, em parceria do Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), Fundação Avina, Centro de Empreendedorismo da Amazônia, iniciativa Amazônia 2030, Anattá – Pesquisa e Desenvolvimento e o Social Progress Imperative.
HNT Com informações de Estadão