Uma turista italiana que foi atacada por um búfalo no Pantanal nesta segunda-feira (21) precisou ser socorrida de helicóptero pelo Corpo de Bombeiros, na região de Poconé (100km de Cuiabá).
A vítima sofreu lacerações na perna e recebeu atendimento dos bombeiros militares, que estão na região realizando a Operação Pantanal, focada no combate a incêndios florestais.
De acordo com informações de testemunhas, a turista estava acompanhada do marido e de outras pessoas, tirando fotos nas proximidades da pousada onde estavam hospedados, quando ocorreu o ataque.
As equipes de bombeiros militares, que estavam na região de Porto Jofre, receberam o chamado de emergência dos funcionários da pousada e rapidamente se mobilizaram para atender a vítima, que apresentava um grande ferimento na coxa direita e estava perdendo muito sangue, o que foi controlado por meio de um curativo compressivo.
Após os primeiros socorros prestados pelos bombeiros militares no local, a mulher foi transportada, acompanhada por militares do Corpo de Bombeiros, em um helicóptero do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), até Poconé.
Ao chegar, a vítima foi recebida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que a encaminhou para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para receber os cuidados médicos necessários.
O tenente-coronel Rafael Marcondes ressaltou que é importante que aqueles que estão conhecendo e fazendo turismo na região sigam as instruções dos guias e as orientações de moradores locais.
“Os cuidados devem ser tomados não apenas em relação aos búfalos, mas também a outros animais selvagens que habitam a área. O mais importante é respeitar o habitat e o espaço desses animais que estão em seu habitat natural”, falou o tenente-coronel.
Búfalos no Pantanal
Originários da Ásia, os búfalos foram introduzidos na região do Pantanal para ajudar na gestão das pastagens e na proteção do rebanho bovino contra o ataque de onças pintadas. Eles desempenham um papel importante como barreira natural.
Com uma população estimada em cerca de 1.500 indivíduos, esses animais se adaptaram bem ao ambiente local e contribuem para o equilíbrio ecológico da região.
Fonte: Midianews