Nascida em 1940, Leonarda da Cruz Ferreira, conhecida como Dona Leonarda (União), foi a candidata mais idosa eleita para o cargo de vereadora em Mato Grosso nas eleições do último domingo (06.10). A partir de janeiro, ela ocupará uma das cadeiras da Câmara Municipal de Marcelândia (640 km de Cuiabá), cidade com pouco mais de 11 mil habitantes, de acordo com o IBGE. Única mulher eleita no município, ela terá 8 homens como colegas de trabalho.
Natural do Paraná, Leonarda se mudou para Mato Grosso ainda na década de 1980, ao lado do marido. Como muitos colonos do Sul do Brasil, viram no estado a oportunidade de cultivar a terra e garantir o sustento. Em entrevista ao PNB Online, ela relembra que sua chegada às terras mato-grossenses coincide com a fundação de Marcelândia, há mais de 44 anos.
Sua primeira eleição para a Câmara aconteceu nos anos 1990, período em que lutou por melhorias para o recém-criado município, como a aquisição de sementes para que a população pudesse cultivar e pela chegada da primeira ambulância. “Naquela época, não tinha nem água nas casas, muito menos mercado. A gente lutava muito”, conta Dona Leonarda, que também foi uma das primeiras parteiras da cidade.
A entrada na política ocorreu de forma inesperada, ela relembra. “Foi o meu compadre, Celso Teodoro, que me convidou para concorrer a uma vaga na Câmara Municipal. Eu fui eleita naquele ano e me dediquei a causas sociais, como a luta por alimentos básicos e pela melhoria dos serviços de saúde na região”, afirma. Seu último mandato ocorreu em 2013.
Pronta para seu quarto desafio, Dona Leonarda contou com uma campanha que custou pouco mais de R$ 8 mil, recursos enviados principalmente pelo partido. Em razão das limitações físicas impostas pela idade, ela pôde estar pouco nas ruas da cidade. “Então, não pude fazer aquelas visitas de porta em porta como costumava fazer”, conta.
Para conquistar os 312 votos que a elegeram, ela contou com a ajuda do neto Marlon Pedro Ferreira, de 30 anos. Ele foi o responsável pela distribuição do material de campanha e pela divulgação das propostas da avó. “Eu tenho muito a agradecer a ele e a todo mundo que votou em mim. Muito, muito mesmo. Mesmo sem sair para pedir voto, o pessoal confiou no meu trabalho de todos esses anos. Eles me conhecem, e isso foi o mais importante”, disse.
Com a nova responsabilidade como vereadora, Dona Leonarda já tem planos para seu mandato. O principal projeto em mente é a construção de uma creche, uma iniciativa que já havia tentado implementar anteriormente. Ela destacou a necessidade de um espaço que atenda às crianças e ofereça suporte às famílias da cidade.
“Quero fazer o melhor trabalho que eu puder, porque aqui mora a minha família. É uma cidade que vi nascer e crescer, e até hoje continuo ajudando. Com meus 84 anos, eu quero e sei que consigo continuar trabalhando”. Em vídeo, ela agradeceu aos eleitores. Confira: