Kalil será reeleito em Várzea Grande, aponta Gazeta Dados

Fonte:

O prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB), será reeleito para mais quatro anos de mandato com 64,94% dos votos válidos dos entrevistados. É o que aponta a última rodada da pesquisa Gazeta Dados deste domingo (6) no município. Com a margem de erro da pesquisa, três pontos percentuais para mais ou para menos, o emedebista terá entre 61,94% e 67,94%.

Os números do Gazeta Dados mostram uma consolidação do eleitorado prefeito, já que permanecem estáveis em relação às duas pesquisas anteriores. Na primeira rodada, no fim de agosto passado, Kalil Baracat alcançou 56,2%. Na segunda rodada, registrada há 18 dias, 57,96% declararam voto ao prefeito, levando em consideração os brancos e nulos e indecisos nas respectivas pesquisas.

Gazeta Dados

Estimulada Várzea Grande - Gazeta Dados

Já a advogada Flávia Moretti (PL) aparece 29,88% dos votos válidos. Com a margem de erro, ela terá entre 26,88% e 32,88%. Na pesquisa de setembro, Moretti tinha 20,13% dos votos totais, e em agosto 12,7%.

Apesar do crescimento da advogada, não é suficiente para desbancar o atual prefeito, que caminha para uma reeleição tranquila. Esta é a primeira vez que a candidata disputa o cargo majoritário no segundo maior colégio eleitoral de Mato Grosso.

Professora Leliane Borges (PT) fica com 3,99% dos votos válidos e Miltão (PSOL) com 1,19%. Com a margem de erro, a petista tem entre 0,99% e 6,99%. Miltão está entre não pontuar e 4,19%.

Para se chegar ao percentual de votos válidos, desconsideram-se os índices de brancos e nulos e os de não sabem e/ou não responderam na amostragem de voto estimulado, aquele em que ao entrevistado é apresentada a lista de todos os candidatos para que o eleitor indique em quem pretende votar.

Incluindo os votos brancos e nulos, que foram 6,42%, e quem não respondeu a pesquisa são 8,44%, o prefeito também será reeleito com 55,29% à frente de Flávia Moretti, que obteve 25,44%. Professora Liliane chega a 3,40% e Miltão com 1,01%.

A opinião dos entrevistados que não responderam ou não sabiam teve uma queda significativa em 40 dias entre a primeira, segunda e terceiras rodadas da pesquisa Gazeta Dados. Antes somando 19,5% em agosto, 12,3% em setembro e agora 8,44% não informaram em quem votariam para prefeito. Os que disseram que não votariam em nenhum candidato foram de 7,4% para 5,99%, e agora 6,42%.

Espontânea

Na modalidade espontânea, quando o entrevistado responde o nome de seu candidato sem receber uma lista prévia dos concorrentes, Kalil Baracat também lidera as intenções de voto, totalizando 49,62% dos entrevistados. Neste quesito, Flávia Moretti aparece com 20,65%. Professora Leliane obteve 2,39% e Miltão 0,63%.

Gazeta Dados

Espontânea Várzea Grande - Gazeta Dados

Brancos e nulos são 5,79%. 20,92% disseram que não votará em nenhum dos candidatos. Ou seja, uma redução de 10% dos que diziam que não votariam em ninguém, se comparado com a pesquisa anterior.

Rejeição

O Gazeta Dados mediu também a rejeição dos 4 postulantes ao comando da Cidade Industrial. O prefeito aparece com o maior índice, somando 17,88%.

Houve um crescimento de pouco mais de 5% neste quesito em relação à pesquisa do mês passado quando 12,74% disseram que não votariam nele.

Gazeta Dados

Rejeição Várzea Grande - Gazeta Dados

O segundo mais rejeitado é Miltão com 16,62% dos entrevistados declarando que não votariam nele de jeito nenhum. A bolsonarista Flávia Moretti tem 14,38% de rejeição e Professora Leliane 5,12%.

Já 15,25% dos entrevistados disseram que não rejeitam nenhum dos candidatos. Não souberam ou não quiseram responder totalizaram 30,75%.

Sobre a pesquisa
A pesquisa foi realizada com 800 moradores de 88 bairros de Várzea Grande entre os dias 3 e 5 de outubro.
O método utilizado é o Survey, que consiste em pesquisa de metodologia quantitativa com realização de entrevistas utilizando-se questionário estruturado junto a uma amostra representativa da população.

O intervalo de confiança é de 95%. Ou seja, se fossem realizadas 100 pesquisas, em 95 delas os resultados estariam iguais a este, dentro da margem de erro estipulada, que é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral com o número MT-09677/2024.

Fonte: Gazeta Digital