Suposto líder do CV, Batman é solto, rompe tornozeleira e foge

Fonte:

Jonas Souza Garcia Júnior, o Batman, apontado como uma das principais lideranças do Comando Vermelho em Mato Grosso, foi solto pela Justiça na última quarta-feira (25). Dois dias depois, na sexta-feira (27), a Secretaria de Segurança Pública (Sesp) atestou que ele rompeu a tornozeleira eletrônica.

A decisão que mandou soltar Batman é da juíza Cristhiane Trombini Puia Baggio, designada pelo Núcleo de Atuação Estratégica (NAE). Além dele, Wambastther Ollióm Bispo Moreira, citado como suposto tesoureiro da facção criminosa, também foi solto.

Para libertar Batman, a magistrada citou o ótimo comportamento durante sua execução penal. “Não constam nos autos informações que desabonem a conduta do penitente, como notícia de falta grave no interior do Estabelecimento Penal, praticada no curso da Execução Penal, ou comunicação de mau comportamento carcerário, hábeis a justificar a denegação do benefício”, escreveu.

Para o líder do Comando Vermelho foi imposto o uso de tornozeleira eletrônica. No entanto, na noite da última sexta-feira, a SESP notificou que Jonas rompeu o monitoramento.

Em nova decisão, datada de sábado (28), um dia após a fuga, a juíza plantonista Ana Graziela Vaz de Campos Alves Corrêa determinou novo mandado de prisão contra Batman. “Verifica-se que o recuperando, mesmo ciente das condições para o cumprimento de sua pena em regi-semiaberto, em flagrante descompromisso com seu próprio processo de recuperação social, descumpriu as condições a ele imposta, praticando falta grave prevista”, diz trecho.

“Diante disso, tendo em vista a informação nos autos de que o recuperando, não só rompeu a tornozeleira eletrônica, o que poderia ocorrer por fatores alheios a sua vontade, como também, a retirou de seu corpo, bem como, a necessidade cautelar de evitar a fuga e eventual prática de novos delitos, defiro o pedido ministerial e decreto a regressão cautelar do regime semiaberto e, por consequência, determino a imediata expedição de mandado de prisão em face do recuperando Jonas Souza Garcia Júnior”, decidiu.

O Batman

Batman foi preso em agosto de 2018, durante a Operação Red Money, deflagrada pela Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) e da Diretoria de Inteligência. Ele é apontado em envolvimento em um esquema de lavagem de dinheiro de mais de R$ 52 milhões.

Fonte: RD News