Uma sucuri de cerca de seis de metros de cumprimento, foi encontrada em um dos trechos da Transpantaneira pelo veterinário Paul Radd, neste fim de semana.
O animal fugia dos incêndios florestais e buscava abrigo e água. Paul Radd, que é coordenador da Organização Não Governamental (Ong) Ampara Silvestre, mostrou como ajudar animais maiores como a sucuri nestes momentos em que a vegetação está em chamas e os animais buscam sobreviver.
Segundo o veterinário fazer o acompanhamento da “cruzada”, por exemplo das cobras para evitar atropelamentos é essencial. A sucuri encontrada por Radd de seis metros, segundo o veterinário estava atrás de água. Pacífica a serpente fez a travessia lentamente para um local seguro.
Neste período crítico marcado por incêndios, é comum os animais buscarem abrigo, comida e água. Algumas espécies como os felinos chegam até a procurar um lugar seguro na área urbana. Em Mato Grosso, foram registrados 745 focos de calor no sábado, conforme última checagem às 17h30, no Programa BDQueimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Desses, 436 se concentram na Amazônia, 273 no Cerrado e 36 no Pantanal. Os dados são do Satélite de Referência (Aqua Tarde). (HNT)
VEJA VÍDEO